Notícias / Agronegócios

21/09/18 às 08:33 / Atualizada: 21/09/18 às 08:54

Ribeirão Cascalheira - Pecuaristas começam a ser atendidos por projeto de Produção Sustentável de Bezerros

Com um dos principais rebanhos de bezerros de Mato Grosso, o município de Ribeirão Cascalheira abriu a etapa de credenciamento dos pecuaristas que serão assistidos pelo projeto Produção Sustentável de Bezerros (PSB)

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ribeirão Cascalheira - Pecuaristas começam a ser atendidos por projeto de Produção Sustentável de Bezerros

Foto: Assessoria

Com um dos principais rebanhos de bezerros de Mato Grosso, o município de Ribeirão Cascalheira abriu a etapa de credenciamento dos pecuaristas que serão assistidos pelo projeto Produção Sustentável de Bezerros (PSB). Uma iniciativa da Associação dos Criadores de Mato Grosso, da Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e do Grupo Carrefour, o PSB vai atender 300 propriedades que estão localizadas nos municípios de Gaúcha do Norte e Paranatinga, além de Ribeirão Cascalheira.

O projeto tem foco na melhoria da qualidade dos bezerros, viabilizando a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e aumentando a produtividade dentro da propriedade. Somente nesta terça-feira aproximadamente 80 pecuaristas participaram do lançamento e credenciamento do projeto em Ribeirão Cascalheira e 70 já estão cadastrados e terão suas propriedades visitadas pela equipe técnica nos próximos meses.

Para o pecuarista Marcos José de Andrade, o projeto permitirá aos produtores agregar valor ao produto e aumentar o reconhecimento da produção mato-grossense junto ao mercado internacional.

“Só aqui em Ribeirão Cascalheira termos 260 mil cabeças de gados, sendo 180 mil vacas. Destas 180 mil, 75% estão nas mãos de pequenos produtores (que têm entre 1 a 500 cabeças). Somos produtores de bezerros e ter a chancela dessas entidade e empresa em projeto de assistência tão grandioso só nos traz benefícios, pois mostra o quanto a pecuária está se desenvolvendo e alçando novos patamares. O mercado internacional verá que aqui a produção é sustentável e conseguiremos agregar valor ao nosso produto”, afirma o pecuarista.

De acordo com o consultor técnico da Acrimat, Amado de Oliveira Filho, o mercado tem apresentado falta na oferta de bezerros, de bois magros e de boi terminados de maior qualidade.

“O projeto vem no início da cadeia produtiva oferecendo tecnologia, através de diagnóstico e assistência técnica, para que a melhoria seja realizada e entregue ao mercado. Com isso, esperamos também reverter as previsões de grandes escolas de economia de que vamos perder pecuaristas de corte porque a rentabilidade – em função de que falta tecnologia e da falta conhecimento -, tem caído. O projeto vem para permitir que o pecuarista possa entregar no início da cadeia produtiva animais que possam ser terminados com maior qualidade e atenda esse mercado consumidor da pecuária de corte de Mato Grosso”.

Durante o lançamento, uma mesa redonda debateu os desafios e o futuro da cadeia produtiva com a presença do representante da Regional Nordeste da Acrimat, Marco Antonio Dias Jacinto, os representantes do Grupo Carrefour e do IDH, Cristiane Kanashiro e Ivens Rodrigues, respectivamente, além de pecuaristas e técnicos da região. Nesta quarta-feira (19.09), o credenciamento será iniciado no município de Gaúcha do Norte e na quinta (20.09) em Paranatinga.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

Eclipse lunar total em 20 – 21 de janeiro e Super Lua em 21 de janeiro

No final da noite do dia 20 de janeiro e no começo da madrugada de 21 de janeiro um eclipse lunar total poderá ser observado em todo o Brasil desde que as condições meteorológicas permitam. Um eclipse lunar...

 
 
 
 
Sitevip Internet