Notícias / Agronegócios

21/09/18 às 08:33 / Atualizada: 21/09/18 às 08:54

Ribeirão Cascalheira - Pecuaristas começam a ser atendidos por projeto de Produção Sustentável de Bezerros

Com um dos principais rebanhos de bezerros de Mato Grosso, o município de Ribeirão Cascalheira abriu a etapa de credenciamento dos pecuaristas que serão assistidos pelo projeto Produção Sustentável de Bezerros (PSB)

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ribeirão Cascalheira - Pecuaristas começam a ser atendidos por projeto de Produção Sustentável de Bezerros

Foto: Assessoria

Com um dos principais rebanhos de bezerros de Mato Grosso, o município de Ribeirão Cascalheira abriu a etapa de credenciamento dos pecuaristas que serão assistidos pelo projeto Produção Sustentável de Bezerros (PSB). Uma iniciativa da Associação dos Criadores de Mato Grosso, da Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e do Grupo Carrefour, o PSB vai atender 300 propriedades que estão localizadas nos municípios de Gaúcha do Norte e Paranatinga, além de Ribeirão Cascalheira.

O projeto tem foco na melhoria da qualidade dos bezerros, viabilizando a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e aumentando a produtividade dentro da propriedade. Somente nesta terça-feira aproximadamente 80 pecuaristas participaram do lançamento e credenciamento do projeto em Ribeirão Cascalheira e 70 já estão cadastrados e terão suas propriedades visitadas pela equipe técnica nos próximos meses.

Para o pecuarista Marcos José de Andrade, o projeto permitirá aos produtores agregar valor ao produto e aumentar o reconhecimento da produção mato-grossense junto ao mercado internacional.

“Só aqui em Ribeirão Cascalheira termos 260 mil cabeças de gados, sendo 180 mil vacas. Destas 180 mil, 75% estão nas mãos de pequenos produtores (que têm entre 1 a 500 cabeças). Somos produtores de bezerros e ter a chancela dessas entidade e empresa em projeto de assistência tão grandioso só nos traz benefícios, pois mostra o quanto a pecuária está se desenvolvendo e alçando novos patamares. O mercado internacional verá que aqui a produção é sustentável e conseguiremos agregar valor ao nosso produto”, afirma o pecuarista.

De acordo com o consultor técnico da Acrimat, Amado de Oliveira Filho, o mercado tem apresentado falta na oferta de bezerros, de bois magros e de boi terminados de maior qualidade.

“O projeto vem no início da cadeia produtiva oferecendo tecnologia, através de diagnóstico e assistência técnica, para que a melhoria seja realizada e entregue ao mercado. Com isso, esperamos também reverter as previsões de grandes escolas de economia de que vamos perder pecuaristas de corte porque a rentabilidade – em função de que falta tecnologia e da falta conhecimento -, tem caído. O projeto vem para permitir que o pecuarista possa entregar no início da cadeia produtiva animais que possam ser terminados com maior qualidade e atenda esse mercado consumidor da pecuária de corte de Mato Grosso”.

Durante o lançamento, uma mesa redonda debateu os desafios e o futuro da cadeia produtiva com a presença do representante da Regional Nordeste da Acrimat, Marco Antonio Dias Jacinto, os representantes do Grupo Carrefour e do IDH, Cristiane Kanashiro e Ivens Rodrigues, respectivamente, além de pecuaristas e técnicos da região. Nesta quarta-feira (19.09), o credenciamento será iniciado no município de Gaúcha do Norte e na quinta (20.09) em Paranatinga.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet