Notícias / Saúde

20/09/18 às 17:58

São Félix do Araguaia - Respeitável Público! Pacientes do CAPS têm dia especial no circo

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
São Félix do Araguaia - Respeitável Público! Pacientes do CAPS têm dia especial no circo

Foto: Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

Nesta segunda-feira (17), A Prefeitura de São Félix do Araguaia - MT, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um passeio ao Circo Karoline com pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Foi um momento especial e mágico para os pacientes e profissionais do CAPS. Cerca de 11 pacientes e equipe, assistiram ao espetáculo do Circo Karoline, que está em temporada em São Félix do Araguaia - MT. A ação foi promovida por profissionais da Saúde do CAPS em parceria com a direção do Circo, que ofereceu as entradas para o espetáculo aos pacientes que aproveitaram o momento e se divertiram muito com a apresentação. Eles assistiram os malabarismos, equilibrismo e muita palhaçada. Foram muitas risadas, tudo acompanhado por uma pipoca saborosa.
 
O Secretário de Saúde Elói Calixto Megiani Maia, ressaltou a importância do benefício gerado aos pacientes não se encerra ao final da sessão do espetáculo do circo e aproveitou para fazer um agradecimento ao Circo Karoline. “Em nome da Prefeitura de São Félix do Araguaia, de toda a equipe de profissionais do CAPS que saíram do conforto de seus lares para dedicar um pouco do seu tempo ao cuidado humanizado. Dos colaboradores que oportunizaram a locação de uma van para o transporte dos usuários, a confecção de camisetas temáticas com o slogan: ‘CAPS vai ao circo!’.E também dos nossos pacientes agradeço pela oferta das entradas e pela cordialidade recebida durante o espetáculo. Acredito que contribui no processo de reabilitação deles, porque mostra outra forma de ver o mundo, faz o despertar para outras coisas”, diz.
 
A Coordenadora do CAPS; Claudia Amorim também participou e compartilhou do momento de alegria dos pacientes que se sentiram cidadãos de forma plena ficaram evidentes no rosto de todos, através dos sorrisos, carinhos e abraços. “O CAPS tem como objetivo realizar o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários”, conclui a coordenadora.
 
De acordo com o médico que atende os pacientes do CAPS Dr. Richard, explica que a maioria dos pacientes nunca tinham ido ao circo. Esta foi a primeira vez que assistiram a um espetáculo de circo. Assim como os demais participantes do passeio ficaram muito felizes com atividades fora do ambiente habitual. “O principal objetivo deste passeio ao circo foi introduzir os pacientes em um ambiente social diferente. A participação de pacientes do CAPS em eventos culturais proporciona a eles condições de igualdade social. As demais pessoas, quando vêem os pacientes se divertindo, também percebem que o direito de igualdade deve ser respeitado. Esse tipo de oportunidade é bem importante para eles, porque mostra que podem fazer parte da sociedade. Estou muito feliz de estar aqui acompanhando. Parabéns, prefeitura”.
 
Para a psicóloga Luciana Nasciutti, a unidade sempre realiza atividades com o objetivo de reinserção social, com estímulo ao desenvolvimento de habilidades sociais, motora, criatividade e talentos. “Essas atividades têm fundamento ressocializante. Com elas, mostramos aos pacientes que eles podem ter outros estímulos, como fonte de prazer, como reaprender a viver no convívio social, familiar e comunitário”, afirma.
 
Segundo a proprietária do circo Rosa Fernandes Alves, as ações sociais, como a realizada hoje, são parte da filosofia da empresa. “Sempre que podemos convidamos e ficamos muito felizes em poder ajudar com o que estão em nosso alcance essas pessoas. Os artistas e todos nós, funcionários do circo, ficamos felizes em poder contribuir com a sociedade por meio do nosso trabalho”, comenta.   
 
O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde. É o local de referência para o tratamento de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes incluindo dependência química. O CAPS tem como objetivo realizar o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
  • São Félix do Araguaia - Respeitável Público! Pacientes do CAPS têm dia especial no circo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet