Notícias / Eleições

19/09/18 às 11:25

Nilson Leitão pausa campanha e briga pela Fico em Brasília

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nilson Leitão pausa campanha e briga pela Fico em Brasília

Foto: Assessoria

O candidato a senador, deputado federal Nilson Leitão (PSDB), deu uma pausa na campanha nesta terça-feira (18) e participou em Brasília da Audiência Pública que discute a construção da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico) pela Vale do Rio Doce, concluindo o trecho entre Goiás e Mato Grosso, passando assim nos municípios mato-grossenses de Nova Nazaré, Cocalinho e chegando até Água Boa. 

O plano do governo de repassar para a mineradora Vale a construção da Fico foi mal recebido pelos governos do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Espírito Santo - onde estão localizadas as ferrovias Vitória-Minas e Carajás, administradas pela mineradora, que pode ganhar a renovação automática das concessões se concluir o trecho da Fico entre Goiás e Mato Grosso. 

Os parlamentares dos respectivos estados querem impedir que o investimento de R$ 4 bilhões sejam destinados para a construção da ferrovia entre Goiás e Mato Grosso, destinando assim, esse montante para os respectivos estados.

Nilson, que é candidato a senador, foi o único parlamentar mato-grossense presente na Audiência e discutiu com parlamentares dos outros estados. 

“Essa briga não pode virar um problema regional, tem que ser uma solução para o Brasil, e quero lembrar que Mato Grosso foi um dos principais estados que desenvolveu sua fronteira agrícola, e graças a isso nossos produtores ajudaram a equilibrar a balança comercial e segurou o país nos piores momentos”, disse ele durante a audiência. 

O parlamentar também lembrou que a Fico foi prometida e lançada pelo Governo do PT quatro vezes em Mato Grosso. “Mais uma vez não se pode ficar somente na promessa”.

Apoio do PSD

O prefeito de Água Boa, Maurão Rosa, do PSD, agradeceu o desprendimento de Nilson Leitão, que em plena campanha, se prontificou a estar em Brasília apoiando a luta da região. 

“A participação do Nilson foi importante, ele resumiu de maneira apropriada a necessidade da Fico no Estado. Ele abandonou a sua campanha, pois entende a importância de estar presente nessa audiência pública, e não há como não o agradecer, gostaríamos que Mato Grosso reconheça esse trabalho dele e o eleja senador”, finalizou.

Fico

Na semana passada, o governo chamou a imprensa para anunciar que a Vale foi escolhida para construir um trecho de 383 km da ferrovia entre os municípios de Campinorte (GO) e Água Boa, em Mato Grosso. A nova malha teria a missão de apoiar o escoamento de grãos do Estado, ligando-se ao traçado da Ferrovia Norte-Sul.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Não temos para onde fugir

            Neste momento de dificuldade que estamos todos passando e que o maior atingido na insegurança é o rico, pois que este além de sentir o pavor eminente da tristeza...

 
 
 
 
Sitevip Internet