Notícias / Eleições

19/09/18 às 11:25

Nilson Leitão pausa campanha e briga pela Fico em Brasília

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nilson Leitão pausa campanha e briga pela Fico em Brasília

Foto: Assessoria

O candidato a senador, deputado federal Nilson Leitão (PSDB), deu uma pausa na campanha nesta terça-feira (18) e participou em Brasília da Audiência Pública que discute a construção da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico) pela Vale do Rio Doce, concluindo o trecho entre Goiás e Mato Grosso, passando assim nos municípios mato-grossenses de Nova Nazaré, Cocalinho e chegando até Água Boa. 

O plano do governo de repassar para a mineradora Vale a construção da Fico foi mal recebido pelos governos do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Espírito Santo - onde estão localizadas as ferrovias Vitória-Minas e Carajás, administradas pela mineradora, que pode ganhar a renovação automática das concessões se concluir o trecho da Fico entre Goiás e Mato Grosso. 

Os parlamentares dos respectivos estados querem impedir que o investimento de R$ 4 bilhões sejam destinados para a construção da ferrovia entre Goiás e Mato Grosso, destinando assim, esse montante para os respectivos estados.

Nilson, que é candidato a senador, foi o único parlamentar mato-grossense presente na Audiência e discutiu com parlamentares dos outros estados. 

“Essa briga não pode virar um problema regional, tem que ser uma solução para o Brasil, e quero lembrar que Mato Grosso foi um dos principais estados que desenvolveu sua fronteira agrícola, e graças a isso nossos produtores ajudaram a equilibrar a balança comercial e segurou o país nos piores momentos”, disse ele durante a audiência. 

O parlamentar também lembrou que a Fico foi prometida e lançada pelo Governo do PT quatro vezes em Mato Grosso. “Mais uma vez não se pode ficar somente na promessa”.

Apoio do PSD

O prefeito de Água Boa, Maurão Rosa, do PSD, agradeceu o desprendimento de Nilson Leitão, que em plena campanha, se prontificou a estar em Brasília apoiando a luta da região. 

“A participação do Nilson foi importante, ele resumiu de maneira apropriada a necessidade da Fico no Estado. Ele abandonou a sua campanha, pois entende a importância de estar presente nessa audiência pública, e não há como não o agradecer, gostaríamos que Mato Grosso reconheça esse trabalho dele e o eleja senador”, finalizou.

Fico

Na semana passada, o governo chamou a imprensa para anunciar que a Vale foi escolhida para construir um trecho de 383 km da ferrovia entre os municípios de Campinorte (GO) e Água Boa, em Mato Grosso. A nova malha teria a missão de apoiar o escoamento de grãos do Estado, ligando-se ao traçado da Ferrovia Norte-Sul.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet