Notícias / Educação

17/09/18 às 19:54

Semiedu 2018 está com inscrições abertas

Evento é o maior da área da educação na região Centro-Oeste

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Semiedu 2018 está com inscrições abertas

Foto: Assessoria

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Educação (SemiEdu) 2018, que acontecerá de 04 a 07 de novembro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá. As inscrições com submissão de trabalhos devem ser feitas até o dia 25 de setembro na página do evento.

O SemiEdu alcança sua 26ª edição e se consolida entre os mais importantes eventos de educação da região Centro-Oeste, reunindo pesquisadores de vários estados brasileiros e de outros países. “Diálogos entre Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica” é o tema central do SemiEdu 2018, que comemora os 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), cuja trajetória indica a intensa e contínua produção de conhecimento e importantes contribuições para o país. Ao longo de três décadas, explica a coordenadora do PPGE, professora Rute Cristina Domingos de Palma, a instituição se consolidou como espaço fértil de conhecimento produzido e em construção por meio dos projetos de pesquisa e experiência de educação escolar e não escolar, vivências acadêmicas e sociais propiciadas pelo programa.

Para a coordenadora geral do evento, professora Filomena Maria de Arruda Monteiro, diante do cenário atual, considerando os atuais debates acerca da pesquisa e da pós-graduação, a temática do Semiedu 2018 contempla o aprofundamento das discussões iniciadas em edições anteriores do evento e a inclusão de novas perspectivas enunciadas nos recentes congressos da área. “A ideia é articular sujeitos, diálogos e contextos para um olhar mais plural sobre a problemática educacional brasileira”, pontua.

Outro objetivo é reafirmar intercâmbios e parcerias entre grupos de pesquisa em âmbito nacional e internacional, cujo foco é compreender, problematizar e construir alternativas sobre a Educação, com intuito de avançar, contribuindo para o desenvolvimento humano e criativo nas múltiplas faces da elaboração do pensamento. “Ao criar um espaço de relações interinstitucionais para trocas de experiências e de socialização do conhecimento, o evento contribui com o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, professores e acadêmicos. O evento é aberto para todos os estudantes, pesquisadores e professores das mais diversas instituições”, destaca professora Rute.

Para participar, os trabalhos devem ser submetidos nas categorias: Comunicação Oral, Pôster, Relato de Experiência e minicursos.

Além da submissão de trabalhos em um dos 18 Grupos de Trabalhos (GTs) nos quais o evento está estruturado, os autores ainda podem realizar submissão na “XII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira”, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação(Nepre) e apresentação de trabalho na VII Mostra Corpo, Educação e Cultura, organizada pelo COEDUC.

A Jornada tem por objetivo discutir as desigualdades raciais na educação, pautando, consequentemente, a produção dessas desigualdades no Brasil, bem como as lutas da população negra pela conquista de reconhecimento e de melhores condições na produção da vida, tendo como pauta os debates sobre relações raciais e educação, Educação Escolar Quilombola, o movimento de luta da população negra no Brasil e suas implicações na educação escolar. Já a Mostra traz os saberes e práticas da formação de professores da Educação Intercultural em Mato Grosso, em diálogo com pesquisadores e atores sociais, com os quais articula a pesquisa, o ensino e a extensão na UFMT, com possibilidade de apresentação de trabalhos nos eixos temáticos: Estudo da Criança e Infância; Educação e Povos Indígenas; Educação Intercultural na Escola e a Lei 11.643/08; Saberes e Práticas Culturais em Mato Grosso.

O Semiedu 2018 ainda contará com lançamento de livros. Os interessados devem enviar proposta de lançamento até 30 de setembro por meio do e-mail semiedu2018@gmail.com com anexo contendo capa, em formato jpeg, resumo e ficha catalográfica.

Além da UFMT e do PPGE, o evento conta ainda com o apoio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da Fundação Uniselva, Fundação de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Secretarias Municipais de Educação de Cuiabá e de Várzea Grande.

A efetivação das inscrições apenas será realizada mediante pagamento de taxa. Os interessados devem realizar inscrição no site do evento.

 Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8445
.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet