Notícias / Educação

17/09/18 às 19:54

Semiedu 2018 está com inscrições abertas

Evento é o maior da área da educação na região Centro-Oeste

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Semiedu 2018 está com inscrições abertas

Foto: Assessoria

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Educação (SemiEdu) 2018, que acontecerá de 04 a 07 de novembro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá. As inscrições com submissão de trabalhos devem ser feitas até o dia 25 de setembro na página do evento.

O SemiEdu alcança sua 26ª edição e se consolida entre os mais importantes eventos de educação da região Centro-Oeste, reunindo pesquisadores de vários estados brasileiros e de outros países. “Diálogos entre Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica” é o tema central do SemiEdu 2018, que comemora os 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), cuja trajetória indica a intensa e contínua produção de conhecimento e importantes contribuições para o país. Ao longo de três décadas, explica a coordenadora do PPGE, professora Rute Cristina Domingos de Palma, a instituição se consolidou como espaço fértil de conhecimento produzido e em construção por meio dos projetos de pesquisa e experiência de educação escolar e não escolar, vivências acadêmicas e sociais propiciadas pelo programa.

Para a coordenadora geral do evento, professora Filomena Maria de Arruda Monteiro, diante do cenário atual, considerando os atuais debates acerca da pesquisa e da pós-graduação, a temática do Semiedu 2018 contempla o aprofundamento das discussões iniciadas em edições anteriores do evento e a inclusão de novas perspectivas enunciadas nos recentes congressos da área. “A ideia é articular sujeitos, diálogos e contextos para um olhar mais plural sobre a problemática educacional brasileira”, pontua.

Outro objetivo é reafirmar intercâmbios e parcerias entre grupos de pesquisa em âmbito nacional e internacional, cujo foco é compreender, problematizar e construir alternativas sobre a Educação, com intuito de avançar, contribuindo para o desenvolvimento humano e criativo nas múltiplas faces da elaboração do pensamento. “Ao criar um espaço de relações interinstitucionais para trocas de experiências e de socialização do conhecimento, o evento contribui com o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, professores e acadêmicos. O evento é aberto para todos os estudantes, pesquisadores e professores das mais diversas instituições”, destaca professora Rute.

Para participar, os trabalhos devem ser submetidos nas categorias: Comunicação Oral, Pôster, Relato de Experiência e minicursos.

Além da submissão de trabalhos em um dos 18 Grupos de Trabalhos (GTs) nos quais o evento está estruturado, os autores ainda podem realizar submissão na “XII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira”, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação(Nepre) e apresentação de trabalho na VII Mostra Corpo, Educação e Cultura, organizada pelo COEDUC.

A Jornada tem por objetivo discutir as desigualdades raciais na educação, pautando, consequentemente, a produção dessas desigualdades no Brasil, bem como as lutas da população negra pela conquista de reconhecimento e de melhores condições na produção da vida, tendo como pauta os debates sobre relações raciais e educação, Educação Escolar Quilombola, o movimento de luta da população negra no Brasil e suas implicações na educação escolar. Já a Mostra traz os saberes e práticas da formação de professores da Educação Intercultural em Mato Grosso, em diálogo com pesquisadores e atores sociais, com os quais articula a pesquisa, o ensino e a extensão na UFMT, com possibilidade de apresentação de trabalhos nos eixos temáticos: Estudo da Criança e Infância; Educação e Povos Indígenas; Educação Intercultural na Escola e a Lei 11.643/08; Saberes e Práticas Culturais em Mato Grosso.

O Semiedu 2018 ainda contará com lançamento de livros. Os interessados devem enviar proposta de lançamento até 30 de setembro por meio do e-mail semiedu2018@gmail.com com anexo contendo capa, em formato jpeg, resumo e ficha catalográfica.

Além da UFMT e do PPGE, o evento conta ainda com o apoio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da Fundação Uniselva, Fundação de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Secretarias Municipais de Educação de Cuiabá e de Várzea Grande.

A efetivação das inscrições apenas será realizada mediante pagamento de taxa. Os interessados devem realizar inscrição no site do evento.

 Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8445
.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Aurélio Mendanha

Ande lega! Direitos e deveres de quem anda de Bicicleta

No Brasil e não seria diferente no Município de Agua Boa, cada vez mais as bicicletas são usadas como um meio alternativo de transporte. Andar de bicicleta é uma atividade que tem encontrado cada vez mais adeptos na...

 
 
 
 
Sitevip Internet