Notícias / Educação

17/09/18 às 19:31

CFM lança primeiro código de ética voltado para estudantes de medicina

Trotes responsáveis, supervisão médica obrigatória e prevenção contra assédio são alguns dos pontos contemplados

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
CFM lança primeiro código de ética voltado para estudantes de medicina

Foto: Divulgação

Há dois anos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) iniciava um trabalho que culminou no primeiro código de ética para estudantes de medicina do Brasil. Durante esse período, o conselho recebeu 272 contribuições de médicos, estudantes, academias e outras organizações da sociedade civil por meio de uma plataforma virtual até chegar no documento final, concluído durante fórum específico com a participação de representantes de várias entidades.

O documento foi inspirado em códigos de outros países, como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. “Anteriormente, no Brasil, algumas instituições de ensino e conselhos regionais de medicina haviam elaborado textos com o mesmo objetivo, mas com abrangência local”, disse a entidade em nota.

O código de ética tem 45 artigos e é distribuído em seis eixos que delimitam padrões morais e éticos, além de princípios da profissão e do aluno de medicina. Há dispositivos relacionados tanto ao exercício da profissão como à condição de estudante. É determinada a realização de trotes saudáveis, devendo o estudante denunciar qualquer prática de violência física, psíquica, sexual ou dano moral.

 Também existem artigos que orientam o estudante a se posicionar frente a qualquer tipo de assédio moral, seja de relação abusiva de poder entre internos, residentes e preceptores, além da proibição do acadêmico se identificar como médico. Uso ético de cadáveres durante atividades de ensino, respeito ao paciente e supervisão médica obrigatória são outros pontos presentes no documento.

A previsão é que o código de ética seja enviado para mais de 320 escolas de medicina em todo país a partir de setembro. O documento também ficará disponível no site do CFM e também deve ser distribuído de forma impressa em formato de bolso. O código de ética elaborado pela entidade, portanto, visa oferecer um conjunto de princípios para balizar as relações dentro e fora das salas de aula da faculdade de medicina.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Aurélio Mendanha

Ande lega! Direitos e deveres de quem anda de Bicicleta

No Brasil e não seria diferente no Município de Agua Boa, cada vez mais as bicicletas são usadas como um meio alternativo de transporte. Andar de bicicleta é uma atividade que tem encontrado cada vez mais adeptos na...

 
 
 
 
Sitevip Internet