Notícias / Eleições

15/09/18 às 15:22 / Atualizada: 15/09/18 às 17:32

Mais de 3,6 milhões de brasileiros tiveram título cancelado por falta de biometria

Correio 24 Horas

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
No dia 7 de outubro, quando acontecem as eleições majoritárias no Brasil, para presidente, governador, senadores e deputados, pelo menos 3,6 milhões de brasileiros não poderão votar porque não fizeram o cadastramento biométrico e tiveram os títulos de eleitor cancelados. Ao menos é essa a realidade apontada por um levantamento feito pelo portal G1 com dados dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país e divulgado neste sábado, 15.

A pesquisa do G1 levou em conta o número de eleitores de 862 cidades de 17 estados onde a revisão biométrica obrigatória ocorreu entre 2017 e 2018. Ao todo, 1.244 TREs de 22 estados participaram da revisão 2017-2018, mas os tribunais de cinco estados - Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Roraima e Rondônia - não informaram ao G1 quantos títulos foram cancelados.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a meta da Justiça Eleitoral é identificar 100% dos eleitores por meio da impressão digital até 2022. Este ano, a revisão ainda não foi obrigatória para o estado do Amazonas. Para os estados onde o recadastramento era obrigatório, o prazo acabou em 9 de maio deste ano.

Entre quem fez biometria, 73,7 milhões, ou seja, 50% do eleitorado apto no país, vão votar usando a biometria em outubro. O cadastro eleitoral vai ser reaberto para quem perdeu o prazo em 5 de novembro, depois das eleições deste ano.

 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Não temos para onde fugir

            Neste momento de dificuldade que estamos todos passando e que o maior atingido na insegurança é o rico, pois que este além de sentir o pavor eminente da tristeza...

 
 
 
 
Sitevip Internet