Notícias / Saúde e Ciência

10/09/18 às 21:16

Estudo mostra que andar de bike previne doenças cardiovasculares

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Estudo mostra que andar de bike previne doenças cardiovasculares

Foto: Divulgação

O ciclismo é um exercício de baixo impacto que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde crianças pequenas até adultos mais velhos. Além de ser divertido, barato e bom para o meio ambiente, também traz inúmeros benefícios para a saúde mental e física, como redução das taxas de gordura, aumento da imunidade, fortalecimento dos ossos e músculos e prevenção de doenças cardiovasculares.
 
Na Universidade de Glasgow, Escócia, pesquisadores acompanharam mais de 260 mil moradores de áreas urbanas durante cinco anos. O resultado demonstrou que ir ao trabalho de bicicleta diariamente acarreta uma diminuição de 45% nas chances de desenvolver doenças cardíacas e câncer, além de reduzir em 41% o risco de mortes prematuras.
Mas para adotar a pedalada como seu exercício diário, meio de transporte ou lazer, é importante estar atento às dicas de segurança listadas a seguir.
Uso do capacete
Quando usados corretamente, capacetes de bicicleta são quase 90% eficazes na prevenção de lesões cerebrais. Sempre proteja sua cabeça!
 
Escolha do tamanho
Ao escolher uma bicicleta, é importante selecionar um tamanho de quadro adequado à sua estatura para que não seja aplicada nenhuma tensão desnecessária em seu corpo.
 
Escolha do assento
É importante que o corpo se sinta confortável em qualquer passeio de bicicleta, especialmente quando se trata de pedaladas mais longas. Existem diferentes tipos de assentos masculinos e femininos que se ajustam a diferentes tipos de corpo.
 
Roupas para o conforto e a segurança
Esteja sempre ciente das condições climáticas ao escolher seu traje. Há roupas de tecido ou forro especiais para afastar o suor (dry fit). Considere um tecido térmico para passeios mais frios. Também é importante escolher roupas brilhantes, para ficar visível para carros e pedestres.
 
Conforto nos pés
Para os pés, a tecnologia é farta. É possível encontrar diversos modelos de sapatilhas e tênis desenhados para diferentes modalidades do ciclismo. Em geral, o aconselhável é escolher um tênis feminino ou masculino com boa respiração e um solado aderente ao pedal.
 
Posição corporal
Varie a posição das mãos e da coluna com frequência para distribuir as pressões musculares de forma igual e evitar lesões.
 
Uso de fones de ouvido
Não ouvir o que acontece ao seu redor durante uma pedalada é extremamente perigoso. Quem não abre mão de ouvir música durante o passeio de bicicleta pode considerar a compra de um pequeno rádio ou alto-falante Bluetooth para prender no guidão.
 
Regras de trânsito
É essencial conhecer as regras de trânsito para ciclistas e veículos motorizados, assim como obedecer à sinalização e fazer sinais com as mãos para facilitar a comunicação entre ciclista, pedestres e motoristas.
 
Cabeça erguida
Ao invés de se concentrar no guidão ou na posição do corpo, o ciclista deve olhar para frente, ficando preparado para reagir a qualquer obstáculo.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

São Luís em Dezembro

O sinos do Natal já podem ser ouvidos nos seus sons distantes Quando eu era menino e começava, em São Bento, a descobrir o mundo com suas belezas, a primeira coisa que me encantava era o campo verde, lindo tapete de capins:...

 
 
 
 
Sitevip Internet