Notícias / Meio Ambiente

31/08/18 às 15:18 / Atualizada: 31/08/18 às 15:23

Nova Xavantina - MP realiza reunião pública de sensibilização e defesa das áreas úmidas do Araguaia nesta sexta-feira (31)

Clênia Goreth, MPE

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nova Xavantina - MP realiza reunião pública de sensibilização e defesa das áreas úmidas do Araguaia nesta sexta-feira (31)

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, promove nesta sexta-feira (31), em Nova Xavantina, reunião pública de sensibilização e defesa das áreas úmidas do Araguaia. O evento ocorrerá na Praia do Sol, a partir das 19h.

 De acordo com o titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental, procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, o objetivo da reunião pública é sensibilizar a sociedade mato-grossense para a importância socioambiental da conservação do Pantanal do Araguaia, região de área úmida em que está inserido o Município de Nova Xavantina e diversos municípios da Bacia do Araguaia, para debater o aumento dos mecanismos de sua proteção jurídica-ambiental com o aprimoramento e interpretação de técnicas de valoração do dano ambiental.

 Vão participar das discussões  membros do Ministério Público Estadual e Federal, professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), assim como representantes do executivo estadual e municipal, bem como da sociedade civil.

 O Vale do Araguaia é compreendido pelo Rio Araguaia e seus afluentes e tem como característica a presença de savanas, florestas, cerrado e outras áreas terrestres alagadas, conhecida como áreas úmidas ou varjões. As áreas úmidas são interfaces entre os ecossistemas terrestres e aquáticos, possuindo grande biodiversidade e desempenhando função essencial na conservação dos recursos hídricos.

CAPACITAÇÃO: No sábado (01/09), no período matutino, a partir das 8h00, ocorrerá capacitação, no prédio da Promotoria de Justiça de Nova Xavantina, sobre as técnicas de valoração do dano ambiental em áreas úmidas. O público-alvo é formado por promotores de Justiça da região e suas assessorias.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

As mulheres da minha vida

Thomires era o nome da minha avó paterna.  Descendente de franceses, tinha a pele muito alva e os olhos azuis claros, que lembravam o mar. O louro esbranquiçado do seu cabelo remetia-me aos das minhas bonecas. Adorava admirar o...

 
 
 
 
Sitevip Internet