Notícias / Eleições

30/08/18 às 08:00

Nilson Leitão defende redução da maioridade penal para 16 anos - veja vídeo

Celly Silva, repórter Gazeta Digital

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nilson Leitão defende redução da maioridade penal para 16 anos - veja vídeo

Foto: Marcus Vaillant, Gazeta Digital

Um dos parlamentares que mais defenderam e contribuíram para a aprovação da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos em crimes graves, na Câmara dos Deputados em 2015, o tucano Nilson Leitão (PSDB), que agora disputa uma vaga no Senado, continua favorável à alteração no Código Penal brasileiro. Dessa forma, jovens de 16 e 17 anos passariam a responder por crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Caso eleito senador, o tucano pode votar novamente pela mudança, já que o projeto encontra-se aguardando apreciação pelo Senado, onde precisa ser votado em dois turnos para seguir ou não para sanção ou veto da Presidência da República. Naquela instância do Legislativo, a PEC 171/93 encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob a relatoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB).“Em relação à maioridade penal, eu liderei essa votação. Eu sou totalmente a favor da maioridade penal. Eu sou a favor inclusive da penalização do crime. A Inglaterra já chegou a esse ponto. Meu filho mais velho tem 13 anos de idade, eu converso muito com ele sobre tudo isso. ‘Filho, você não tem consciência do que é certo e do que é errado?’. Claro que tem. Aqueles que acham que não tem são justamente aqueles que querem proteger o crime e não a paz, a harmonia”, disse Leitão em entrevista à Rádio Vila Real FM, nesta quarta-feira (29).

Para o candidato, além de discutir sobre a prisão de jovens infratores, o Brasil deveria também pensar em formas de recuperá-los. “O problema do Brasil não devia ficar apenas focado se vai prender ou não, tem que prender, cometeu crime tem que prender. E aí, prendeu, tem que recuperar. É isso o que tem que fazer. Não faz uma coisa”, criticou.

Segundo ele, o discurso de quem é contra a redução da maioridade penal trata-se de “poesia”, ou seja, não condiz com a realidade. “A criança é proibida de trabalhar e, ao mesmo tempo, não tem escola integral. Isso tudo é o que vai fazer a diferença. Você põe a criança pra estudar e o preso também. Quem está preso, ou estuda ou trabalha! Ele não pode ficar nessa ociosidade que está aí, pesando pro caixa do governo brasileiro e do governo estadual, sem produzir nada, ao contrário”, comentou o candidato.

 Adiante o tempo do vídeo e veja como foi a entrevista de Nilson Leitão à Rádio Vila Real:

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet