Notícias / Meio Ambiente

25/08/18 às 07:44 / Atualizada: 25/08/18 às 08:01

Querência e Ribeirão Cascalheira - Ibama identifica fraude que provocou desmatamento de 7 mil hectares

Assessoria Ibama

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Querência  e Ribeirão Cascalheira - Ibama identifica fraude que provocou desmatamento de 7 mil hectares

Foto: MPMT

Operação do Ibama realizada em conjunto com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) para combater fraudes em autorizações de supressão de vegetação nativa resultou até o momento na aplicação de 41 autos de infração, que totalizam cerca de R$ 9 milhões. As irregularidades identificadas durante a investigação provocaram o desmate de 7 mil hectares em Querência (MT) e Ribeirão Cascalheira (MT).

Entre os autuados estão engenheiros, responsáveis técnicos e proprietários rurais. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do estado foi informado sobre as irregularidades e deverá apurar a conduta dos profissionais autuados.

A principal modalidade de fraude constatada pelos agentes do Ibama foi a elaboração de relatório de tipologia falso. Os documentos apresentados ao órgão ambiental classificavam a vegetação a ser suprimida como Cerrado, mas após vistoria foi constatado que as propriedades rurais alvo da operação abrigavam espécies do bioma Amazônia.

De acordo com a Lei 12.651, na Amazônia Legal, a área de vegetação nativa a ser mantida como Reserva Legal em florestas corresponde a 80%, e no Cerrado, 35%. Na prática, a classificação falsa apresentada nos relatórios permitia aos infratores desmatar áreas maiores que as permitidas pela legislação.

O Ibama iniciou a segunda fase da operação a partir de indícios de 1.611 hectares desmatados com documentação fraudada.


 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet