Notícias / Meio Ambiente

25/08/18 às 07:44 / Atualizada: 25/08/18 às 08:01

Querência e Ribeirão Cascalheira - Ibama identifica fraude que provocou desmatamento de 7 mil hectares

Assessoria Ibama

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Querência  e Ribeirão Cascalheira - Ibama identifica fraude que provocou desmatamento de 7 mil hectares

Foto: MPMT

Operação do Ibama realizada em conjunto com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) para combater fraudes em autorizações de supressão de vegetação nativa resultou até o momento na aplicação de 41 autos de infração, que totalizam cerca de R$ 9 milhões. As irregularidades identificadas durante a investigação provocaram o desmate de 7 mil hectares em Querência (MT) e Ribeirão Cascalheira (MT).

Entre os autuados estão engenheiros, responsáveis técnicos e proprietários rurais. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do estado foi informado sobre as irregularidades e deverá apurar a conduta dos profissionais autuados.

A principal modalidade de fraude constatada pelos agentes do Ibama foi a elaboração de relatório de tipologia falso. Os documentos apresentados ao órgão ambiental classificavam a vegetação a ser suprimida como Cerrado, mas após vistoria foi constatado que as propriedades rurais alvo da operação abrigavam espécies do bioma Amazônia.

De acordo com a Lei 12.651, na Amazônia Legal, a área de vegetação nativa a ser mantida como Reserva Legal em florestas corresponde a 80%, e no Cerrado, 35%. Na prática, a classificação falsa apresentada nos relatórios permitia aos infratores desmatar áreas maiores que as permitidas pela legislação.

O Ibama iniciou a segunda fase da operação a partir de indícios de 1.611 hectares desmatados com documentação fraudada.


 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet