Notícias / Curiosidades

24/08/18 às 22:40

Saiba como escolher o modelo ideal de ar-condicionado para a sua casa

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Saiba como escolher o modelo ideal de ar-condicionado para a sua casa

Foto: Divulgação

O ar-condicionado é um aparelho útil tanto no verão quanto no inverno. Nas estações mais frias do ano, eles normalmente são utilizados para esquentar o ambiente a partir da função quente, presente em alguns equipamentos. Já no frio, o intuito principal é com o ambiente mais fresco. Com diversos modelos e termos técnicos no mercado, pode ser uma tarefa difícil escolher um aparelho para a casa.

 No que tange a aspectos estéticos, o ideal é que ele combine com a decoração da sua casa ou apartamento. No segundo caso, é importante avaliar o espaço disponível para o ar-condicionado, já que grande parte dos condomínios não possui um espaço específico para a alocação do aparelho. Portanto, o provável é a instalação na varanda do seu apartamento.

 Um dos principais atributos na escolha do produto é a potência, medida em BTUs (British Thermal Unit), que em português significa Unidade Térmica Britânica. Basicamente, quanto maior o cômodo, maior terá que ser a potência para uma refrigeração eficiente. O cálculo leva em conta fatores como a área em m², a incidência ou não de sol, a quantidade de pessoas presentes e a existência ou não de aparelhos que esquentem o cômodo, como computadores.

Em uma área de 9 m², por exemplo, um ar-condicionado com capacidade de 7.500 BTUs pode ser o suficiente, assim como um aparelho de 30.000 BTUs para um ambiente de 70 m². Esse número, no entanto, pode variar para cima ou para baixo. Se você está achando muito difícil, fique tranquilo. As lojas normalmente oferecem tabelas de referência para o consumidor verificar a melhor potência para sua casa. Na internet, também é possível encontrar ferramentas de cálculo e tabelas feitas por especialistas.

 Leve também em consideração as suas necessidades. Afinal, cada modelo se encaixa melhor com um perfil de consumidor. Os modelos portáteis ou de janela são ideais para ambientes pequenos, com pouca incidência de luz solar e de circulação de pessoas. Eles possuem baixa potência e reduzem o gasto de energia.

Já se você tiver um ambiente com tamanho médio, com fluxo de pessoas médio e uma incidência média de sol, o melhor é escolher um ar-condicionado Split. Por fim, em um cômodo mais amplo, como uma sala, faz-se necessário um modelo mais potente, como o ar-condicionado Cassete ou Piso Teto.

Para economizar mais energia, fique atento ao selo de eficiência energética do Inmetro. Os com nota A e B são mais eficientes do que aqueles que possuem notas C, D e E, consequentemente consumindo menos eletricidade. Outra tecnologia presente é a inverter, que também trabalha para um menor consumo de energia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet