Notícias / Saúde

24/08/18 às 21:58

5 dicas para manter a saúde bucal e o sorriso perfeito

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cuidar adequadamente da saúde dos dentes é, consequentemente, cuidar da saúde de um modo geral. Diversos problemas bucais podem originar doenças no restante do organismo, portanto a atenção à escovação e ao tratamento de alterações gengivais e dentais deve ser redobrada.

Os cuidados com a boca afastam problemas como mau hálito, cáries, placa bacteriana, gengivite e infecções que podem acarretar até mesmo na perda dos dentes. Algumas dicas são essenciais para ajudar na manutenção de um sorriso saudável e bonito, confira!

1) Use fio dental todos os dias

Boa parte das pessoas deixa o uso do fio dental de lado ou utilizam apenas esporadicamente, mas ele deve ser feito em todas as escovações, todos os dias - ou, minimamente, uma vez ao dia. Isso porque só o fio dental é capaz de remover resíduos que se alojam rentes à gengiva ou em meio aos dentes. A utilização do fio previne a aparição de cáries, inflamações na gengiva e placa bacteriana.

2) Busque um ortodontista

Os problemas no posicionamento dos dentes são muito comuns entre a população brasileira, da infância à idade adulta. Mais do que uma questão estética, os desvios na posição dos dentes podem causar alterações na fala, na respiração, na digestão e até na articulação da mandíbula. A ortodontia é a especialidade que trata das correções necessárias e que pode devolver um sorriso perfeito e alinhado aos pacientes.

3) A escova ideal

Engana-se quem pensa que as escovas de cerdas mais duras são as ideais para a higienização bucal. Na realidade, os especialistas recomendam escovas de cerdas macias ou extra macias e de cabeça pequena, que podem alcançar as partes mais internas da boca e remover com mais eficácia os resíduos que se acumulam nestes lugares.

4) Escove a língua

A língua deve receber a mesma atenção dos dentes durante a higiene bucal, pois sua textura permite o acúmulo de resíduos que podem causar halitose e outros problemas. Dedique parte da escovação à limpeza da língua e também da parte interna das bochechas e lábios.

5) Visite o dentista regularmente

É preciso incorporar o hábito de frequentar o dentista ao menos uma vez ao ano - o ideal é comparecer ao consultório uma vez a cada seis meses. Ele é capaz de detectar precocemente o surgimento de quaisquer problemas bucais, de uma simples cárie à infecções mais complexas, e tratá-los adequadamente.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet