Notícias / Agricultura

22/08/18 às 21:01 / Atualizada: 22/08/18 às 22:21

Senar em parceria com Horus e XMobots preparam treinamentos para 2019

Veículos aéreos não tripulados

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Senar em parceria com Horus e XMobots preparam treinamentos para 2019

Foto: Divulgação XMobots

Para o próximo ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) ofertará novos treinamentos para capacitar profissionais que irão trabalhar na operação de drones e veículos aéreos não tripulados (VANT). Técnicos da instituição, em parceria com profissionais da Horus Aeronaves, empresa especializada em desenvolvimento de imagens aéreas, já estão trabalhando na formatação dos novos cursos.

E as aulas práticas que serão realizadas com os equipamentos mais modernos do mercado brasileiro estão garantidas, graças a uma parceria com a XMobots, empresa brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de aeronaves remotamente pilotadas. "Vamos ceder dois equipamentos Arator 5B para serem utilizados nas aulas práticas", conta a representante da empresa XMobots, Tathiana Miloso. Ela acrescenta ainda que a empresa tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voar acima de 120 metros.

Fundada em 2007 por engenheiros, mestrandos e doutorandos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a XMobots tem como objetivo dominar tecnologicamente a cadeia de desenvolvimento e fabricação de sistemas não tripulados. Tathiana ressalta ainda que, esta parceria é fundamental para definir o futuro do setor e torná-lo cada vez mais profissional. "É uma área nova e precisamos de operadores capacitados. O SENAR é uma instituição renomada, quando o assunto é capacitação e o setor precisa investir na profissionalização. Sendo assim, nesta parceria todos ganham".

Ela conta ainda que a empresa tem sede no polo aeronáutico de São Carlos (SP) e é reconhecida como um dos principais núcleos de inovação tecnológica do Brasil. "Nossa infraestrutura é composta por fábrica, setor de controle de qualidade, laboratório de engenharia e uma equipe de profissionais qualificados. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento é contínuo e temos certeza que esta parceria renderá excelentes frutos".

Assim como para Tathiana, para o representante da Horus Aeronave, Fabrício Herts, a parceria com o SENAR-MT é uma via de mão dupla. "A instituição tem muito a ver com o nosso negócio e vai nos ajudar a difundir informações e conhecimento. Juntos formataremos novos treinamentos que vão capacitar os profissionais para operar os novos equipamentos que estão chegando no mercado".

Herts também destaca que o setor é novo e que ainda necessita muito de profissionalização. Ele conta que a Horus foi fundada em 2010, quando três estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina começaram a participar de um projeto de pesquisa com drones.

Com sede em Florianópolis (SC), a empresa conta em sua planta com a fábrica, setor de desenvolvimento, administração e assistência técnica. Já o escritório comercial e assistência técnica estão em Piracicaba (SP). "Nosso constante aprimoramento e busca por novos resultados geraram um know-how tanto na área de prestação de serviços com drones, quanto em desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial para o processamento automatizado das imagens. Dessa maneira, atuamos fortemente no Agronegócio".

TREINAMENTOS - Nos últimos dois anos, o SENAR-MT capacitou cerca de 300 pessoas para atuar no setor de drones. Para os próximos quatro meses estão previstos mais quatro treinamentos de operação de veículo aéreo não tripulado (VANTs/Drones). Confira a programação abaixo:
22 –  Outubro - Campo Verde 
09 – Novembro – Pedra Preta
04 – Dezembro – Porto dos Gaúchos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet