Notícias / Entretenimento

22/08/18 às 15:33

Conheça 6 dicas para ter um lindo ensaio em preto e branco

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Conheça 6 dicas para ter um lindo ensaio em preto e branco

Foto: Divulgação

Quando as fotos coloridas se tornaram a norma, a fotografia em preto e branco foi inicialmente considerada sem graça e antiquada. Afinal, por que alguém se limitaria a vários tons de cinza quando tinha todo o espectro de cores à sua disposição?
 
No entanto, fotos monocromáticas ressurgiram com força. Isso porque, em muitos casos, essas fotos parecem ainda mais cativantes e impressionantes do que o equivalente em cores. A cor pode ser uma distração do ponto principal de uma história, e sua remoção ajuda a atrair o foco do espectador para o assunto e a emoção da imagem.
 
Mas se ao olhar para as suas fotos em preto e branco você não tem essa mesma impressão, é possível que esteja deixando de lado alguns aspectos essenciais no momento de sua captura ou edição. As dicas a seguir poderão ajudar a extrair toda a beleza e emoção ao fazer seus cliques em p&b.
 
Procure a luz ideal
Se você está confiando na luz natural, precisará ter paciência e esperar que os elementos se alinhem perfeitamente. Quando esse momento chegar, tire várias fotos. Como regra geral, evite tirar fotos em preto e branco quando o sol estiver mais claro, pois iluminação excessiva apaga os detalhes. É mais provável que você tenha uma bela foto de manhã cedo, no fim da tarde e em dias nublados.
 
Valorize o contraste
Sem diferenças de cor para separar elementos em sua cena, você deve introduzir sombras contrastantes em suas fotos.

Use o contraste para ajudar a destacar seu tema principal – por exemplo, fotografando um tema claro em um fundo escuro – e também para adicionar profundidade, incluindo uma variedade de tons e sombras em sua foto.
 
Busque texturas
Muitas texturas, particularmente as sutis, podem passar despercebidas em fotos coloridas. A fotografia em preto e branco concentra a atenção do espectador nas formas dos elementos de uma cena, fazendo com que as texturas pareçam muito mais proeminentes.
 
Escolha um assunto adequado
Algumas fotos são mais atraentes quando suas cores são preservadas. Alguns exemplos são fotos de pôr do sol, flores e pássaros coloridos. Fotos em preto e branco têm uma aparência antiquada que combina com temas rústicos, como cercas antigas e tecidos rendados. Um retrato de uma pessoa idosa, mostrando as rugas em seu rosto envelhecido, tem um impacto visual maior em preto e branco do que em cor.
 
Forma e contorno
Ao planejar uma foto em preto e branco, ajuste sua visão para as formas. Organize os objetos de maneira a destacar o atributo mais notável de cada tema. Os padrões são particularmente interessantes pela sua repetição ordenada. Você pode ver padrões em uma ampla variedade de cenas cotidianas, incluindo estacionamentos e fileiras de arbustos.
 
Tire as imagens da tela
Fotos em preto e branco são melhores ainda quando vistas “com as mãos”. Selecione os resultados que mais lhe agradarem e leve a um laboratório para fazer algumas ampliações em papel. Assim como a maioria dos livros de arte – que exibem lindas fotos em p&b –, também é possível visualizar suas próprias fotografias em páginas encadernadas, organizando suas imagens em um fotolivro personalizado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet