Notícias / Saúde

22/08/18 às 15:26

Como o colchão errado pode prejudicar seu sono

Má escolha pode provocar dores nas costas e na cabeça

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Como o colchão errado pode prejudicar seu sono

Foto: Divulgação

Uma boa noite de sono depende de vários fatores. Entre eles está o colchão, item fundamental para manter seu corpo e, consequentemente, sua coluna bem apoiada durante toda a noite. Uma má escolha pode provocar dores nas costas, na cabeça e cansaço, prejudicando a sua disposição no dia seguinte.

Existem, no mercado, basicamente dois tipos de colchão: os de mola e os de espuma. Os de mola são indicados para pessoas com até 150 quilos. Eles são formados por molas de aço interligadas ou ensacadas. As interligadas transmitem o movimento para todas as molas, enquanto as ensacadas dão uma sensação menor de movimento. Esses modelos duram, em média, oito anos.

Já os colchões de espuma são vendidos em várias densidades, cada uma para uma faixa de peso, para que a peça se adeque corretamente à estrutura corpórea do indivíduo. Eles duram menos que os de mola: quatro anos, em média. As lojas geralmente disponibilizam tabelas para indicar o melhor produto para cada pessoa, de acordo com seu peso e altura.

“O colchão ideal é aquele que te dá uma boa sustentação acompanhando a curvatura natural da coluna e suportando todas as zonas do corpo, sem afundar muito, mas deixando você o mais confortável possível”, explica Luiz Cláudio Lacerda, ortopedista e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, ao portal Segs.

Ele deve ser firme. Nem muito mole, nem duro demais. Deve ser o necessário para que a coluna se molde de forma que o peso do corpo esteja sustentado de forma equilibrada.

Há, também, alguns modelos de colchão para determinadas patologias. Nesse caso, algumas enfermidades podem ser minimizadas com uso de colchões Ortobom, por exemplo. Os ortopédicos são mais firmes e são indicados para pessoas que possuem doenças na coluna, como hérnia de disco.

 Também fique atento à forma de dormir e ao travesseiro. As melhores posições para o sono são de barriga para cima e de lado. De bruços a coluna fica sem apoio, o que pode provocar dores nas costas. Quando de lado, você pode usar um travesseiro no meio das pernas; já quando estiver de barriga para cima, pode colocar um travesseiro embaixo das pernas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet