Notícias / Água Boa

23/09/15 às 09:12

Palestras compõem calendário de inauguração da nova sede do Sindicato Rural de Água Boa

Palestras compõem calendário de inauguração da nova sede do Sindicato Rural de Água Boa

Foto ilustrativa

Foto: arquivo Famato

No dia 29 de setembro, a partir das 19h, o Sindicato Rural de Água Boa fará duas palestras gratuitas para os produtores da região na nova sede da entidade que será inaugurada na véspera (28/09). Os temas abordados serão: “O Impacto da Conjuntura Econômica no seu Negócio”, com o gestor técnico do Imea Ângelo Luís Ozelame, e “Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) e Sistema de Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF)”, com a analista de Meio Ambiente da Famato Lucélia Avi. No período da tarde, das 13h30 até às 16h, eles também farão atendimentos aos produtores rurais que desejarem tirar dúvidas de assuntos relativos ao setor.
 
Ângelo disse que os números relacionados ao cenário econômico brasileiro sofrem com quedas tanto no setor industrial quanto de serviços. Em contrapartida, o agronegócio continua crescendo e diminuindo os impactos negativos no PIB brasileiro. Diante disso, o gestor vai apontar os principais riscos, oportunidades e expectativas para Mato Grosso. Também serão apresentadas estatísticas mundiais, nacionais e estaduais.
 
Na palestra da analista de Meio Ambiente da Famato o objetivo é esclarecer dúvidas em relação ao SICAR adotado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), lançado pelo governador, para validar informações declaradas e registradas pelos proprietários rurais que já fizeram o CAR. Lucélia ainda esclareceu que o CAR é um cadastro eletrônico obrigatório, que deve conter os dados básicos das propriedades rurais, como por exemplo, a declaração do Imposto de Renda (IR). “O intuito é conscientizar o produtor rural de que o cadastro é a regularização ambiental e não a regularização fundiária,” destacou.
 
Durante a palestra, Lucélia também vai esclarecer aos agricultores sobre a importância de inscrever o imóvel rural no CAR para que eles possam requerer a APF Rural. Esta irá substituir provisoriamente a Licença Ambiental Única (LAU) para atividades de agricultura e pecuária extensiva e semiextensiva por um período de dois anos. Ela lembrou ainda que para solicitar APF, a propriedade não pode estar em terra indígena, unidade de conservação do grupo de proteção integral e de uso sustentável. “Vale lembrar que a APF será exigida para todas as propriedades rurais que exercem atividades agrícolas ou pecuárias, de grande ou pequeno porte”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet