Notícias / Saúde

17/08/18 às 15:22

Confira os diferentes tipos de whey protein e descubra quando usar cada um deles

Produtos diferem na quantidade de proteínas e na velocidade de absorção pelo organismo

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Confira os diferentes tipos de whey protein e descubra quando usar cada um deles

Foto: Divulgação

Para quem pratica atividades físicas regularmente em academias, é comum o uso de suplementos alimentares para complementar a alimentação e dar um maior desempenho durante os exercícios. Um dos mais famosos e indispensáveis nessa categoria é o whey protein, um suplemento proveniente da proteína do soro do leite.

 Ele oferece proteína de alto valor biológico para o organismo e está relacionado com diversos benefícios, como ganho de massa muscular, manutenção do tecido muscular ou recuperação das fibras de praticantes de atividade física, combate à inflamação local do tecido muscular, além de ajudar na perda de peso, já que promove a sensação de saciedade.

A proteína do soro do leite tem alto teor de aminoácidos essenciais, micronutrientes que não são produzidos naturalmente pelo corpo, como BCAA e leucina. Com isso, oferece rápida absorção e aumento temporário nos níveis de aminoácido no sangue. Para quem deseja utilizar o suplemento, existem basicamente três versões no mercado disponíveis: concentrado, isolado e hidrolisado.

O que os difere é o processo de fabricação, onde é realizada a extração e filtração do soro para eliminar os carboidratos e gorduras. Quanto mais puro ele for – ou seja, com um maior valor de proteínas –, mais caro será. Cada um, portanto, depende de diferentes tipos de finalidade.
 
Whey Protein concentrado
 
 Esse suplemento é composto de 70 a 80% de proteína. Apesar de parecer ser um número alto, esse é o que passa pelo menor processo de filtragem. Ele é o mais comum e o mais barato entre os três tipos. Possui uma absorção mais lenta pelo organismo e, por isso, deve ser consumido entre as refeições para promover a síntese de proteínas musculares.
 
Whey Protein Isolado
 
Esse whey protein sofre um maior processo de filtração, resultando em um produto com até 95% de proteínas e uma quantidade mínima de gorduras e carboidratos. Por causa desse motivo, ele também é mais caro. O recomendado é utilizá-lo quando acordar ou no pós-treino, períodos no qual há maior necessidade de um aporte de proteínas. O suplemento também é indicado para quem tem intolerância à lactose.
 
Whey Protein Hidrolisado
 
 O processo de hidrólise consiste em quebrar a proteína em pequenos pedaços. O grande benefício é a absorção mais rápida pelo organismo. É importante dizer, no entanto, que essa modalidade pode estar presente tanto em suplementos concentrados como isolados. É indicado para atletas que realizam atividades em um curto período de tempo, sendo o produto mais caro entre os três.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet