Notícias / Água Boa

23/09/15 às 07:23 / Atualizada: 23/09/15 às 07:38

Prefeitos do agronegócio lideram IKGM; Maurão é o 4º lugar no Ranking

Rafael Costa

Folha MAX - titulo nosso; edição Kassu Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Prefeitos do agronegócio lideram IKGM; Maurão é o 4º lugar no  Ranking

Foto: Assessoria

Prefeitos que administram municípios com vocação agrícola lideram o Ranking IKGM de Aprovação Popular dos Prefeitos Mato-grossenses, realizado anualmente pela KGM Comunicação, Marketing e Pesquisas nas 50 maiores cidades do Estado. O líder em aprovação popular é o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta (PDT), com 80,95 de IKGM, numa escala em que o máximo é 100. Em segundo aparece o prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT) com 77,65.
 
O cálculo do IKGM é feito considerando duas variáveis. A primeira é representada por uma escala de avaliação em que o eleitor atribui nota de 0 a 10 ao prefeito. A variável é a média ponderada de todas as notas.

Chega-se a segunda variável somando os percentuais de respostas “bom” e “ótimo” atribuídos a um prefeito subtraídos dos percentuais de “péssimo” e “ruim”. Para se chegar ao IKGM, basta multiplicar a primeira variável por 10, somar com a segunda e dividir por dois. 

Fora do contexto do agronegócio, o município de Cáceres é o terceiro, representado pelo prefeito Francis Maris (PMDB) com 70,50. O quarto melhor avaliado é o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa da Silva (PPS), com 64,8. Em seguida, aparece o prefeito de Alto Araguaia, Jerônimo Samita Maia Neto (PR), com 62,8. 

O ranking se completa com o prefeito de São José dos Quatro Marcos, Carlos Roberto Bianchi (PSB), com 61,55. Em sétimo, o prefeito Roberto Farias (PSD), aparece com 56,9. Estreante em mandatos eletivos, o prefeito de Cuiabá, empresário Mauro Mendes (PSB), aparece na oitava colocação com 56,05. 

A relação dos dez melhores prefeitos de Mato Grosso se completa com o gestor de Campo Verde, Fábio Schroeter (PTB), com 54 e o prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira (PPS), com 53,2. Na avaliação que compara o terceiro ano de administração dos prefeitos eleitos em 2012 foram entrevistadas 10 mil pessoas nos 50 maiores municípios de Mato Grosso. 

O acompanhamento das avaliações permite que os próprios gestores – e principalmente a sociedade – saibam se sua aprovação melhorou ou piorou. De acordo com a KGM Pesquisas, foram aplicadas as mesmas perguntas aos eleitores das 50 cidades, mantendo inclusive o mesmo número de entrevistas em cada município, critério para se ter a comparabilidade da série. 

Cada pesquisa tem uma amostragem diferente, porém assegurando a mesma margem de erro a todos os municípios pesquisados. Isso é fundamental para permitir a comparação entre as diferentes cidades. Devido ao seu tamanho nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis a amostra é maior, mas se mantém a mesma margem de erro. 

Na comparação com anos anteriores, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, é um dos que mais cresceu na avaliação. Em 2013 ocupava a 31ª posição do ranking e, no ano seguinte, saltou para 21º. Agora, está na relação dos “top 10”. O líder em melhor avaliação deste ano, prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta (PDT), viveu uma ascensão meteórica saltando da 14ª colocação em 2013 para a 5ª no ano seguinte e agora figura como o melhor avaliado.


Mário Okamura/Arte/Rdnews


PIORES
Na 7ª edição do Índice de Aprovação Popular dos Prefeitos, a pesquisa revela o prefeito de Araputanga, Sidney Salomé (PMDB), com -23,15 de IKGM, em último lugar entre os 50 pesquisados. Entre os piores colocados na lista dos 50 maiores municípios de Mato Grosso, Salome é seguido pelo prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Ribeiro (PT), que figura em 49º; Sinvaldo Santos Brito (PSD), de Peixoto de Azevedo, em 48º; Meire Adauto (PT), de Poconé, em 47º; Jane Lopes (PSD) de Poxoréu, em 46º, e ainda, Asiel Bezerra (PMDB), de Alta Floresta, posicionada no 45º lugar do ranking. 

A relação dos 10 piores se completa com o prefeito Evaldo Diehl (PSD) de Canarana, Gastar Domingos Lazari (PPS), de Confresa, Luciano Alencar (DEM), de Vila Rica, Donizete Barbosa (PPS), de Pontes e Lacerda, e Julio César Florindo (PSD), de Barra do Bugres. Os municípios de Araputanga, Santo Antônio de Leverger, Peixoto de Azevedo, Alta Floresta e Poconé figuram na relação das 10 piores gestões municipais nas últimas avaliações feitas pelo Instituto KGM. 

Na metodologia de avaliação, foram aplicadas as mesmas perguntas aos eleitores das 50 maiores cidades com base no número de eleitores. O índice é obtido por meio do cruzamento de duas variáveis aplicadas a todos os 50 municípios pesquisados. Cada pesquisa tem uma amostragem diferente, porém, assegurando a mesma margem de erro a todos os municípios pesquisados. Isso é fundamental para permitir a comparação entre as diferentes cidades. 

A primeira variável é a Nota (N) representada por uma escala de avaliação onde o pesquisado atribui uma nota entre zero e 10 para o prefeito de seu município. A variável N é a média ponderada de todas as notas atribuídas, descartando-se os indecisos e as não respostas. 

Já a segunda variável é o Conceito (C), representada por uma escala na qual o pesquisado atribui um conceito de péssimo, ruim, bom, o último para o prefeito de seu município. O conceito é obtido subtraindo-se a soma dos percentuais de péssimo e ruim (negatividade) da soma dos percentuais bom e ótimo (positividade). 

Este é um serviço inovador no mercado de pesquisas políticas e permite o acompanhamento da evolução das gestões ano a ano. Em 2015, os dados estão baseados na avaliação deste primeiro semestre da administração. 

O Instituto KGM Pesquisas avalia que o levantamento serve como um parâmetro para que os prefeitos consigam direcionar sua administração de acordo com os anseios da população, conforme as avaliações recebidas anualmente.


Mário Okamura/Arte/Rdnews

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Beno, em 24/09/15 às 16:10

    Ver Agua Boa , 4°, me faz crer que a pesquisa é, no mínimo feita fora do municipio em questão, ou coisa ainda mais suspeita

 
 
 
Sitevip Internet