Notícias / Justiça

10/08/18 às 22:22

Vila Bela da Santíssima Trindade - Produção de horta hidropônica é empregada em merenda escolar de município

Raquel Teixeira | Sejudh

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Uma área antes sem uma utilidade se transformou dentro de um ano em uma bela horta hidropônica, projeto desenvolvido pela direção e servidores da unidade prisional de Vila Bela da Santíssima Trindade, com reeducandos. A produção colhida no local vai para a merenda de estudantes de creches e escolas da cidade, além de ser revendida para a empresa que fornece alimentação para a unidade prisional.

O diretor da cadeia, Edvan Coelho, explica que são colhidos 40 maços de alface, além do cheiro verde (cebolinha, coentro e salsa). Por mês, a horta produz em torno de 4.800 pés de alface de três tipos e rúcula. "A demanda é grande e desde o ano passado ampliamos a estrutura para atender a necessidade de produção", explica Edvan. Um técnico agrícola instruiu os reeducandos no plantio e cultivo de hortaliças. 




No mês de julho, quando é realizada a tradicional Festa do Congo em Vila Bela, a direção da unidade prisional doou 8 mil pés de alface para as refeições servidas no evento. Os reeducandos da unidade também colaboraram com mão de obra na limpeza do centro comunitário, local da festa, e ainda auxiliaram na cozinha. "É uma forma de colaborar com a cidade, de prestarmos serviços para um evento tão tradicional e que a sociedade vê que os reeducandos estão colaborando", diz o diretor.

A horta hidropônica na unidade prisional de Vila Bela foi a primeira desse tipo a ser desenvolvida dentro de um estabelecimento penal em Mato Grosso.




Reforma de escolas e creches 

Os reeducandos da Cadeia Pública de Vila Bela da Santíssima Trindade também colaboraram na reforma de creches e escolas do município. Neste ano foram reformadas , duas creches da cidade. 

“Com várias atividades desenvolvidas com parceiros do município estamos conseguindo mostrar que mãos antes usadas no crime, hoje estão fazendo trabalhos em benefício da sociedade. Este é o intuito da ressocialização”, afirmou Edvan, que destaca o apoio do Ministério Público, do Poder Judiciário e do Conselho da Comunidade na execução dos projetos desenvolvidos com os recuperandos da unidade prisional.

A cadeia de Vila Bela da Santíssima Trindade conta também com uma marcenaria, onde trabalham 13 reeducandos na fabricação de móveis e na serralheira, na montagem de lixeiras. Das duas oficinas já saíram bancos para uma igreja da cidade, lixeiras, móveis escolares reformados, entre outros produtos.
  

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet