Notícias / Governo de MT

09/08/18 às 13:27

Indea cria Comissão para avaliar necessidade de concurso para autarquia

Adriana Nascimento – Assessoria Sintap

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (08.08) a Portaria 074/2018 avalia a necessidade e a viabilidade de concurso para o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Conforme a publicação, considerando que o último concurso público para preenchimento de vagas de servidores para compor o quadro foi homologado em julho de 2009 e que exista a necessidade de realização de concurso público para provimento dos cargos vagos e para formação de cadastro de reserva para provimento futuro, de acordo com a criação ou vacância de cargos e o que prevê o disposto no artigo 4° do Decreto n° 5.356, de 25 de outubro de 2002, a Comissão tem como objetivos: I- Quantificar a quantidade de cargos a serem criados, transformados e/ou preenchidos; II- Avaliar a natureza, o grau de responsabilidade, a complexidade e os requisitos atualizados dos cargos componentes de cada carreira; III - definir os projetos a serem desenvolvidos pela força de trabalho pleiteada; IV- Definir as peculiaridades dos cargos; V- Demonstrar a evolução do quadro, entrada e saída de pessoal, inclusive de aposentadorias e quantitativo de servidores cedidos e recepcionados e; VI- Avaliar o impacto orçamentário e financeiro na folha de pagamento bem como as necessidades de suplementação advindas.
 
Fazem parte da Comissão Especial composta: o Diretor Técnico, Thiago Augusto Tunes; a Diretora de Administração Sistêmica, Alda Tereza Attílio Rodrigues de Castro; o Coordenador de Defesa Sanitária Animal, João Marcelo Brandini Nespoli; o Coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Renan Tomazele; o Coordenador de Fiscalização e Julgamento de Processos, Marcio Adélio de Carvalho; a Coordenadora de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Fernanda da Silva Rocco; o Coordenador de Fiscalização dos Recursos Naturais Renováveis, Valmon Lucas Dida; a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Julyanna Flavia R. M. Cabral; a Coordenadora de Orçamento e Convênios, Lys Suyêne Barco Hernandes Seraphim e; do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER), Roberto Luís Correa da Costa. O servidor Dimar Nogueira da Silva foi o escolhido para secretariar os trabalhos da comissão constituída pela portaria.
 
Ao Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap) fica assegurada a participação, mas somente em caráter consultivo, na organização e no acompanhamento dos trabalhos da Comissão Especial, bem como do resultado por ela apresentado. O grupo tem previsão de apresentar o cronograma dos trabalhos à Presidente do Indea, Daniella Bueno, no prazo de 15 dias, contados da publicação da Portaria.
 
A presidente da autarquia informa que urge um novo concurso, uma vez que Mato Grosso caminha para a retirada da vacinação contra a aftosa até 2021 e, até julho de 2019, 59 servidores do Indea estarão aposentados. Sendo assim, é importante manter o quadro equilibrado para ter sucesso nessa empreitada. Por isso, após conversa com o governador Pedro Taques, onde foi apresentado o resultado da auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que apontou a necessidade do aporte de mais servidores públicos, o chefe do Executivo deu-lhe a liberadade de fazer o estudo para concurso público que será apresentado à Secretaria de Estado de Gestão (Seges).
 
“Com o estado livre de vacinação o Indea terá que implementar muito mais fiscalizações e isso demanda pessoal. Além de implementar postos fiscais a gente tem que aumentar a vigilância das propriedades”, salientou Bueno. Ela adianta ainda que tem estudo para abertura de quatro novas regionais, mas não quis apresentar ainda os nomes porque é preciso a criação de cargos primeiro para tal. “Tenho unidades que têm somente um servidor atuando e outras 26 unidades que não têm médico-veterinário e agora implementando o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisb) e isso será importante”, destaca.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Envelhecimento e saúde integral

A saúde, não no sentido simplesmente de ausência de doença,  mas sim, como enfatiza a Organização Mundial da Saúde, organismo especializado da ONU para esta área,  como “o mais...

 
 
 
 
Sitevip Internet