Notícias / Curiosidades

08/08/18 às 11:37

Cemitérios de Curitiba: conheça as personalidades e curiosidades

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
O turismo de cemitérios tem ganhado força e relevância em todo o mundo - por mais exótico que pareça. Isso porque estes locais, além de despertarem a curiosidade em relação aos seus mortos famosos, abrigam belíssimas obras de arte e também curiosidades das mais diferentes e interessantes.

Curitiba, capital do Paraná, é uma das cidades brasileiras a ter célebres necrópoles locais nos roteiros turísticos tanto de quem vem de fora quanto de quem habita a cidade.

Curiosidades dos cemitérios de Curitiba

De expressivas obras arquitetônicas a túmulos de pessoas consideradas milagreiras, as necrópoles locais recebem visitas não só no Dia de Finados, quando homenagens são prestadas a entes queridos e pessoas célebres.

Entre os jazigos turísticos, o de Maria Bueno é, certamente, um dos que mais recebem tributos como faixas e placas de agradecimento e coroa de flores em Curitiba. A moça, que teve uma morte trágica no final do século XIX, é conhecida como Santinha de Curitiba por conta dos possíveis milagres atribuídos a ela. As condições exatas de seu falecimento não são conhecidas, mas a versão mais aceita e repassada afirma que seu namorado assassinou-a de maneira brutal. O jazigo fica no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

No mesmo cemitério, uma obra arquitetônica chama muito a atenção. É o chamado “Túmulo da Pirâmide”, em formato piramidal e na cor amarela. É uma réplica de um jazigo localizado em uma necrópole de Milão, Itália, porém com diversas adaptações artísticas. Alguns populares acreditam que a estrutura é mágica, e pode fornecer previsões do futuro.

É também no São Francisco de Paula que se localiza o jazigo do coronel João Gualberto. De caráter monumental, a estrutura é um dos túmulos mais altos do local. Imponente, possui quatro pilares e é uma réplica de um jazigo em um cemitério de Edimburgo, Escócia. O oratório em mármore Carrara presente no túmulo de Maria da Luz Fonseca, falecida em 1888, é outro que chama atenção.

A visita aos cemitérios pode ser feita a partir de autorização obtida na administração dos locais. A disponibilidade de visitas guiadas deve ser verificada também nas administrações das necrópoles.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet