Notícias / Notícias Gerais

08/08/18 às 07:29

Contra a Fico - Governo de Minas contesta União por renovação de Estrada de Ferro Vitória a Minas

Estado de Minas

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Contra a Fico - Governo de Minas contesta União por renovação de Estrada de Ferro Vitória a Minas

Foto: Divulgação

O governo de Minas Gerais interpelou extrajudicialmente o Presidente da República, Michel Temer (MDB), e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para que a União suspenda a renovação antecipada, até 2057, da concessão da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) à Vale.

"Como contrapartida à renovação, a União pretende obrigar a construir a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), ligando Água Boa (MT) ao entroncamento da Ferrovia Norte-Sul em Capinorte (GO), desvirtuando os investimentos que deveriam ser feitos na malha existente em Minas Gerais", diz a Advocacia-Geral do Estado.

Segundo a ação, a União desconsidera a importância da ferrovia pela qual se escoam diversos produtos como minérios e celulose, fundamentais para a sustentabilidade da economia do Estado.

O governador Fernando Pimentel questiona, também, a administração da ferrovia pela constatação de que há graves descumprimentos contratuais, por parte da Vale, como a desativação e o abandono de trechos ferroviários, além da ausência de investimentos para a manutenção e o desenvolvimento dos 905 km da EFVM.

 Antes de qualquer investimento em outra malha, por força de lei e do contrato em vigor, a Vale e o Governo Federal deveriam se ocupar em sanar a precariedade da EFVM, onde se avolumam falhas operacionais e acidentes, além da baixa qualidade na prestação do serviço.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet