Notícias / Educação

29/07/18 às 21:27

Jovem brasiliense se torna o advogado mais novo do país, aos 18 anos

Mateus Costa Ribeiro ingressou na Universidade de Brasília aos 14 anos e foi empossado pela OAB-DF nesta sexta

Correio Braziliense

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Jovem brasiliense se torna o advogado mais novo do país, aos 18 anos

Mateus Costa Ribeiro entrou na UnB com 14 anos e concluiu o curso em quatro anos

Foto: Jabes Barros de Souza /OAB

Com apenas 18 anos, Mateus Costa Ribeiro se tornou o advogado mais jovem do Brasil. Ele foi empossado nesta sexta-feira (27/7), na seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Aos 14 anos, o jovem foi aprovado em direito na Universidade de Brasília (UnB) e conseguiu iniciar os estudos após entrar com uma liminar.

"É uma honra para mim. A advocacia é a profissão de grandes personalidades, e saber que sou o mais jovem dessa profissão tão grandiosa significa muito para mim. O que contribuiu para que eu conseguisse chegar até aqui foi a bagagem que eu criei com os ensinamentos dos meus pais", disse Mateus, durante a cerimônia.

Emocionados, o pai, João Costa Ribeiro, e a mãe, Rosilene Costa Ribeiro, homenagearam o filho. "A pressão para que fizesse direito foi implícita, é um sentimento que está no DNA de todos nós. Esse momento é a coroação de um trabalho feito de sonhos", ressaltou Rosilene. 

Vindo de uma família de advogados, Mateus teve contato com o direito desde a infância. Assim como ele, os irmãos também seguem a profissão. Até então, era de João Neto Costa Ribeiro, hoje com 27 anos, o posto de advogado mais novo de Brasília. A irmã, Clarissa Costa Ribeiro, de 20 anos, está no último ano do curso na UnB e já foi aprovada no Exame de Ordem. Se não sair do fluxo, deve se tornar a mais jovem advogada da capital.

Durante a entrega do certificado, o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, disse estar "honrado em entregar esta licença para o advogado mais jovem do Brasil". Ele também parabenizou os pais pela conquista. Mateus passou no vestibular na metade do 8º ano e, por decisão da Justiça, precisou concluir os estudos básicos antes de ingressar na universidade. Conseguiu o feito em 24 horas, por meio de testes aplicados por um curso supletivo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet