Notícias / Governo de MT

21/09/15 às 12:59

Estado anuncia pavimentação da MT-020 em Chapada dos Guimarães

Gustavo Nascimmento

Redação/ Gcom-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Estado anuncia pavimentação da MT-020 em Chapada dos Guimarães

Serão investidos cerca de R$ 27 milhões na obra

Foto: José Medeiros - Gcom/MT

O Governo de Mato Grosso vai asfaltar 50 quilômetros da rodovia MT-020 e beneficiar aproximadamente três mil moradores da zona rural de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) e região do Lago do Manso, fomentando o turismo e economia do local. O anúncio foi feito pelo governador Pedro Taques durante visita aos distritos de Água Fria e João Carro, no domingo (20.09). Com um investimento de aproximadamente R$ 27 milhões, a obra começará a ser executada no mês de março, assim que encerrar a temporada de chuvas. 

O agricultor José Valdir mora há três anos em Água Fria, que está a 37 quilômetros de Chapada dos Guimarães, e diariamente percorre quase 80 quilômetros entre ida e volta para a cidade, onde vende os produtos da sua fazenda. Mas as condições da estrada têm atrapalhado os planos de José. “Faço isso há apenas três anos e já estou cansado, imagina quem está aqui há 50 anos”. 

A realidade é semelhante para Zenir Mata e Jacinto Alvarenga, que moram no Assentamento Quilombo, distrito de João Carro. “Meu marido trabalha com transporte e demora mais de duas horas para andar pouco mais de 50 quilômetros e praticamente todos os dias tem problemas com o carro. O asfalto para gente é um sonho de infância”. 

O asfaltamento da MT-020 deve melhorar a agricultura, a piscicultura, o turismo, além da qualidade de vida de quem mora nos dois distritos. “Não vim fazer promessas e sim assumir compromisso”, afirmou o governador, lembrando que apesar da importância da região para Mato Grosso, o local foi esquecido pelas antigas gestões estaduais. 

“No dia 15 de março, data do meu aniversário, não quero nada de presente a não ser o lançamento desta obra”, frisou Taques. O trabalho será realizado em duas etapas, primeiro os 46 quilômetros entre o entroncamento com rodovia MT-251 (que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães) e o distrito de Água Fria, depois os quatro quilômetros que ligam o distrito João Carro à balsa utilizada para atravessar o lago do Manso. 

Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte afirmou que a pasta já possui recursos para os 46 quilômetros da primeira parte da obra e vai trabalhar para garantir o orçamento dos quatro quilômetros restantes. 

Do ponto de vista turístico, o asfalto irá melhorar o acesso de diversos pontos, entre eles o Paredão do Eco, a Cidade de Pedra e o lago do Manso. “Sonho virando realidade”, definiu a subprefeita do distrito de Água Fria, Rosenil Oliveira. 

Ações 

Pedro Taques aproveitou a oportunidade para visitar a Escola Estadual São José, em Água Fria. A unidade está em reforma e deve ser entregue em 90 dias. Assim que o projeto ficar pronto, disse Taques, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai iniciar uma segunda reforma, com construção de quadra poliesportiva e instalação de aparelhos de ar-condicionado. 

Acompanhado de sete secretários de Estado, representantes de autarquias e deputados estaduais, o governador também percorreu de barco o Lago do Manso para visitar um projeto de piscicultura da região, que conta com 33 tanques com capacidade para uma tonelada de peixe cada. 

Após a travessia, o grupo seguiu para a comunidade de João Carro para conhecer as instalações da Escola Municipal Professora Jacondina Bezerra, que também recebe 80 alunos da rede estadual. Lá, o chefe do executivo estadual participou das Ações Integradas de Cidadania da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e ouviu as reivindicações dos moradores, que além do asfalto pediram investimentos para o colégio. Em resposta, o governador garantiu que olhará ainda mais para a região. 

Participaram das visitas os secretários de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária, Suelme Evangelista; da Casa Militar, Cel. Airton Benedito; Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo; Educação, Permínio Filho; Gabinete de Assuntos Estratégicos, Gustavo Oliveira; Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte; e Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini. Os gestores da Agência Metropolitana Vale do Rio Cuiabá, Maristene Matos; do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Guilherme Nolasco; e os deputados estaduais Wilson Santos, Emanuel Pinheiro e Eduardo Botelho também estiveram presentes.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Gilberto Figueiredo

Oficialização de Pazuello em Ministério garante continuidade de ações na Saúde

Foi com satisfação que recebi a notícia da permanência e oficialização de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. O gestor, que antes atuava como interino, assumiu oficialmente a pasta na...

 
 
 
 
Sitevip Internet