Notícias / Meio Ambiente

20/07/18 às 18:35

Campanha Praia Consciente na temporada do Araguaia

Vanessa Maria da Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Campanha Praia Consciente na temporada do Araguaia

Coletores de resíduos orgânicos e não orgânicos nas barracas de praia da Região do Araguaia vão evitar o descarte e acúmulo de lixo na areia e dentro dos rios.

Foto: Assessoria

Sebrae MT e empresas parceiras distribuem coletores de resíduos ‘Orgânicos’ e ”Não Orgânicos” nas praias dos municípios de Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO); empresários também vão receber cartilhas e orientações sobre gestão de resíduos; mensagens educativas também estarão nas praias.

A Região do Rio Araguaia está em plena alta temporada de praia. Todos os anos, esta região limítrofe entre Mato Grosso e Goiás se torna um grande polo turístico nos meses de junho e julho. Grandes praias se formam às margens dos majestosos rios Araguaia e Garças, atraindo milhares de turistas de Cuiabá, Goiânia e de outros estados. Além das praias de água doce, a região também oferece atrações como cachoeiras, águas termais, grutas e cavernas.

A temporada é aguardada por empresários dos setores hoteleiro, bares e restaurante e de entretenimento. A expectativa é de que, este ano, a região receba em torno de 150 mil pessoas, que lá irão para descansar e se divertir.

Toda esta movimentação é bem-vinda pelas empresas dos municípios de Barra do Garças (MT), Aragarças (GO) e Pontal do Araguaia (MT), pois aquece a economia local. A região possui uma ótima rede hoteleira, artesanato local, bons restaurantes e infraestrutura rodoviária e aeroviária e oferece diversão e entretenimento no turismo de pesca e de aventura, misticismo, paraquedismo, voo livre, trekking, ecoturismo e outros.

Resíduos, coletores e mensagens educativas

Este movimento, no entanto, gera uma questão preocupante: o volume de resíduos deixados nas praias e cidades pelos visitantes.

Visando conscientizar os turistas e reduzir o volume de resíduos nas belas praias de água doce, o Sebrae MT junto com empresas parceiras vão realizar a campanha Praia Consciente, na última quinzena de julho, quando termina a alta temporada, nos três municípios.

Coletores de resíduos de dois tipos serão colocados nos empreendimentos montados nas praias: Orgânicos e Não Orgânicos. Os coletores serão assinados pelas empresas parceiras da campanha. Cartilhas com informação e orientação sobre gestão de resíduos também serão entregues nas empresas pelo Sebrae MT.  

“O objetivo da campanha é sensibilizar empresários e turistas sobre a correta destinação dos resíduos sólidos. ”, explica Lidiane Angelo da Silva, idealizadora e gerente da agência de Barra do Garças do Sebrae MT.  

Placas com mensagens educativas também serão colocadas nas barracas de praia. Estas peças serão assinadas pelo Sebrae e Prefeitura de Barra do Garças. Algumas das mensagens serão:

“Praia linda é praia linda”;
“Praia linda é bom para você e para os turistas! Descarte seu lixo no lugar certo”;
“Dê uma seof na praia sem lixo! Compatilhe as boas atitudes”.

Destinação
Não há estimativa do volume de resíduos coletados nas temporadas de praia da região. A partir deste ano, serão feitas mensurações para tornar possível a comparação do volume de resíduos gerados nas temporadas dos anos seguintes. 

A Prefeitura de Barra do Garças vai coletar os resíduos orgânicos do Pontal do Araguaia e da Praia das Araras e doá-los para seis hortas comunitárias – duas são em assentamentos na Serra Verde, que fornecem hortaliças à cidade. Os não-orgânicos vão para o aterro sanitário.  

Os materiais informativos e educativos sobre gestão de resíduos, que serão entregues aos empresários dos três municípios, foram produzidos pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet