Notícias / Meio Ambiente

20/07/18 às 18:35

Campanha Praia Consciente na temporada do Araguaia

Vanessa Maria da Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Campanha Praia Consciente na temporada do Araguaia

Coletores de resíduos orgânicos e não orgânicos nas barracas de praia da Região do Araguaia vão evitar o descarte e acúmulo de lixo na areia e dentro dos rios.

Foto: Assessoria

Sebrae MT e empresas parceiras distribuem coletores de resíduos ‘Orgânicos’ e ”Não Orgânicos” nas praias dos municípios de Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO); empresários também vão receber cartilhas e orientações sobre gestão de resíduos; mensagens educativas também estarão nas praias.

A Região do Rio Araguaia está em plena alta temporada de praia. Todos os anos, esta região limítrofe entre Mato Grosso e Goiás se torna um grande polo turístico nos meses de junho e julho. Grandes praias se formam às margens dos majestosos rios Araguaia e Garças, atraindo milhares de turistas de Cuiabá, Goiânia e de outros estados. Além das praias de água doce, a região também oferece atrações como cachoeiras, águas termais, grutas e cavernas.

A temporada é aguardada por empresários dos setores hoteleiro, bares e restaurante e de entretenimento. A expectativa é de que, este ano, a região receba em torno de 150 mil pessoas, que lá irão para descansar e se divertir.

Toda esta movimentação é bem-vinda pelas empresas dos municípios de Barra do Garças (MT), Aragarças (GO) e Pontal do Araguaia (MT), pois aquece a economia local. A região possui uma ótima rede hoteleira, artesanato local, bons restaurantes e infraestrutura rodoviária e aeroviária e oferece diversão e entretenimento no turismo de pesca e de aventura, misticismo, paraquedismo, voo livre, trekking, ecoturismo e outros.

Resíduos, coletores e mensagens educativas

Este movimento, no entanto, gera uma questão preocupante: o volume de resíduos deixados nas praias e cidades pelos visitantes.

Visando conscientizar os turistas e reduzir o volume de resíduos nas belas praias de água doce, o Sebrae MT junto com empresas parceiras vão realizar a campanha Praia Consciente, na última quinzena de julho, quando termina a alta temporada, nos três municípios.

Coletores de resíduos de dois tipos serão colocados nos empreendimentos montados nas praias: Orgânicos e Não Orgânicos. Os coletores serão assinados pelas empresas parceiras da campanha. Cartilhas com informação e orientação sobre gestão de resíduos também serão entregues nas empresas pelo Sebrae MT.  

“O objetivo da campanha é sensibilizar empresários e turistas sobre a correta destinação dos resíduos sólidos. ”, explica Lidiane Angelo da Silva, idealizadora e gerente da agência de Barra do Garças do Sebrae MT.  

Placas com mensagens educativas também serão colocadas nas barracas de praia. Estas peças serão assinadas pelo Sebrae e Prefeitura de Barra do Garças. Algumas das mensagens serão:

“Praia linda é praia linda”;
“Praia linda é bom para você e para os turistas! Descarte seu lixo no lugar certo”;
“Dê uma seof na praia sem lixo! Compatilhe as boas atitudes”.

Destinação
Não há estimativa do volume de resíduos coletados nas temporadas de praia da região. A partir deste ano, serão feitas mensurações para tornar possível a comparação do volume de resíduos gerados nas temporadas dos anos seguintes. 

A Prefeitura de Barra do Garças vai coletar os resíduos orgânicos do Pontal do Araguaia e da Praia das Araras e doá-los para seis hortas comunitárias – duas são em assentamentos na Serra Verde, que fornecem hortaliças à cidade. Os não-orgânicos vão para o aterro sanitário.  

Os materiais informativos e educativos sobre gestão de resíduos, que serão entregues aos empresários dos três municípios, foram produzidos pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

As mulheres da minha vida

Thomires era o nome da minha avó paterna.  Descendente de franceses, tinha a pele muito alva e os olhos azuis claros, que lembravam o mar. O louro esbranquiçado do seu cabelo remetia-me aos das minhas bonecas. Adorava admirar o...

 
 
 
 
Sitevip Internet