Notícias / Meio Ambiente

20/07/18 às 18:22

Baiano e produtores se mobilizam sobre criação de unidade em Cocalinho

Naiara Martins da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Baiano e produtores se mobilizam sobre criação de unidade em Cocalinho

Foto: Seplan

Um grupo de empresários e produtores rurais de Cocalinho, com a presença da prefeita Dalva Peres se reuniram nesta quinta-feira, 20.07, com a secretária-adjunta de Informações Socioeconômicas, Geográficas e de Indicadores da SEPLAN, Elaine Corsini para tratar sobre a proposta de implantação de uma unidade de conservação na região Araguaia. O espaço deve absorver boa parte do município de Cocalinho, e o desencontro de informações sobre os limites desta nova área e as possíveis restrições para a exploração econômica local tem causado certo temor entre os produtores.     
 
O tema também causou apreensão ao deputado Estadual Baiano Filho que tem mantido conversas com a equipe técnica da SEPLAN a fim de dirimir dúvidas e auxiliar na orientação dos produtores. Na ultima semana, Baiano chegou a se reunir com a secretária-adjunta a fim de entender o intuito do Estado com a criação da nova área e as limitações que poderiam ser impostas à pecuária e a extração de calcário, principais atividades econômicas do município.
 
Segundo Corsini, o governo trabalha para a implantação de 10 novas unidades de conservação, localizadas em praticamente todas as regiões do Estado. A definição do melhor plano de manejo ainda está sendo formatada pela Comissão Estadual de Zoneamento, que levará em conta o levantamento socioeconômico realizado segundo a aptidão produtiva de cada região. O objetivo do governo é respeitar as atividades já exploradas, com a proposta de conjugar a abertura de novas práticas econômicas aliadas à preservação ambiental. Entre as atividades que devem ser estimuladas pelo Estado está a exploração do turismo sustentável.
 
Um longo caminho ainda será percorrido até a aprovação final do zoneamento. Concluído o mapeamento das informações socioeconômicas de cada região, os técnicos da SEPLAN irão percorrer as áreas in loco para catalogação dos dados. Feito isso, o Estado promoverá consultas públicas à população onde serão anexos novos dados para conclusão do texto final e encaminhamento para aprovação na Assembleia Legislativa.   
 
Baiano se comprometeu em analisar junto aos produtores e a prefeita Dalva Peres o melhor período para a visita técnica da SEPLAN ao município.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet