Notícias / Meio Ambiente

16/07/18 às 19:51

Barra do Garças - Parque Serra Azul registra terceiro foco de incêndio em 2018

A suspeita é que os focos tenham origem criminosa. Sema avalia restringir acesso ao parque caso ações criminosas se repitam

Assessoria Sema

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Barra do Garças - Parque Serra Azul registra terceiro foco de incêndio em 2018

Foto: Assessoria Sema

O Parque Estadual Serra Azul, localizado em Barra do Garças (521 km a Leste de Cuiabá), registrou terceiro foco de incêndio em 2018. Neste domingo (15/07), a equipe do parque encontrou três focos de incêndios que foram controlados na manhã desta segunda (16/07) com auxílio do Corpo de Bombeiro Militar (CBM), ONG Aliança da Terra, Associação Amigos dos Animais e DTCEA-BW Sindacta da Força Aérea.
 
Em maio foi registrado o primeiro foco de incêndio e o segundo no dia 08 de julho. A suspeita é de que todos os casos tenham origem criminosa, uma vez que os locais onde o fogo teve início são áreas ermas e que nunca tiveram registros de incêndios. Uma equipe do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) se deslocou para a Serra Azul com o objetivo de apurar as causas do incêndio. Desde 2016, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) monitora a Área de Proteção Ambiental (APA) e todo entorno da Unidade de Conservação para orientar, educar e responsabilizar os infratores.
 
De acordo com informações da gerência do parque, desde 2007 apenas dois incêndios tiveram origem em fenômenos naturais por conta da queda de raios. “Os prejuízos para a biodiversidade do parque e para o turismo da cidade são incalculáveis”, lamenta a gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner. Ela lembra que o município está em plena temporada de turismo por conta das praias do Araguaia e que a fumaça, além de prejudicar a saúde humana, pode espantar os turistas prejudicando a economia local.
 
Caso novas ações criminosas sejam identificadas, a Sema avalia a possibilidade de restringir o acesso ao Parque Serra Azul durante o período de estiagem para assegurar a conservação ambiental e a segurança dos visitantes.
  • Barra do Garças - Parque Serra Azul registra terceiro foco de incêndio em 2018
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

As mulheres da minha vida

Thomires era o nome da minha avó paterna.  Descendente de franceses, tinha a pele muito alva e os olhos azuis claros, que lembravam o mar. O louro esbranquiçado do seu cabelo remetia-me aos das minhas bonecas. Adorava admirar o...

 
 
 
 
Sitevip Internet