Notícias / Curiosidades

13/07/18 às 12:35

Cabelo natural: 6 coisas para saber antes de começar a transição capilar

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cabelo natural: 6 coisas para saber antes de começar a transição capilar

Foto: Divulgação

Que a transição capilar é um momento único na vida de toda a mulher que decide deixar para trás as químicas de alisamento para assumir seus cabelos naturais, você já sabe, certo? Mas apesar disso, pode ser que você ainda não saiba de coisas que são muito importantes durante esse período e que também precisam estar claras em sua mente antes de você se assumir em transição. Confira agora quais são elas:
 
1. Big chop não é obrigatório. Em primeiro lugar, uma informação essencial a ser destacada é que o big chop, o famoso “grande corte” de toda a parte quimicamente tratada dos fios, não é obrigatória para uma transição capilar bem sucedida. E por que saber disso? Porque é bastante possível que a pressão de cortar o cabelo, sem que você esteja preparada, possa fazê-la desistir dessa importante decisão que é voltar ao cachos. Por isso, saiba que é totalmente possível vencer esta fase sem fazer o big chop. E, caso queira fazê-lo, faça somente ao se sentir plenamente segura para a mudança.
 
2. Nada de chapinha, inclusive. É importante esclarecer que a transição capilar é um período em que se abre mão de todos os tipos de química sem nenhuma exceção, o que também engloba o relaxamento. Mas é válido lembrar que a chapinha pode ser, também, muito perigosa durante esta fase, pois ela inibirá sua coragem de exibir os cabelos naturais, além de comprometer a saúde dos fios que estão crescendo devido à alta temperatura do equipamento. Dessa forma, ao se decidir pela transição capilar, abandone a prancha e dê lugar a métodos de texturização sem nenhuma fonte de calor, como dedoliss, fitagem, bigudinhos, coquinhos e outros.
 
3. Cachinhos diferentes do esperado. Outro ponto interessante é lembrar que, muitas vezes, nós criamos expectativas a partir do que observamos na experiência de outras pessoas. Essa atitude pode ser bastante frustrante, por exemplo, quando você perceber que os seus cachinhos são bem diferentes do que você esperava. Por isso, estar aberta para o novo é um fator indispensável para quem decide vivenciar a transição. A autoaceitação e o autoconhecimento são exercícios presentes durante toda esta fase e, por isso, você precisa estar pronta para vivê-la.
 
4. Cuidados e mais cuidados. Vale lembrar, ainda, que os cabelos naturais durante a transição capilar exigem cuidados muito especiais. Dessa forma, é importante ter em mente que há produtos específicos para fios em transição que deverão passar a fazer parte da sua rotina, assim como os tratamentos para repor vitaminas, nutrientes e queratina aos fios, sendo os principais: hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Com esses cuidados, todo o cabelo será beneficiado e não sofrerá quebras, especialmente, no ponto de encontro da parte com química e a parte natural do fio.
 
5. O tempo nem sempre é amigo. Antes de assumir a transição capilar, esteja consciente de que o seu tempo pode ser muito diferente do tempo de outra pessoa, ainda que vocês tenham iniciado essa fase juntas. Afinal, cada cabelo é um cabelo, e essa característica precisa ser respeitada! A transição pode levar meses ou, para algumas pessoas, anos, e tudo bem! O mais importante é que o objetivo de voltar aos fios naturais seja alcançado. Por isso, mais uma vez: não crie expectativas com base na experiência dos outros, pelo contrário, inspire-se com elas, mas respeite o seu próprio tempo.
 
6. Todo cabelo cresce. Por último, nesse mesmo sentido, é preciso considerar o quanto pode ser desesperador o tempo de espera pelo novo modo de vida com mais liberdade aos cachos e crespos. No entanto, é muito importante lembrar que todo cabelo cresce, e com o seu não será diferente! Apenas dedique-se a você com mais amor nesse período intenso de mudanças e cuide muito bem da saúde das suas madeixas. Com mais dias ou com menos dias, você também vencerá a transição capilar!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet