Notícias / Agronegócios

11/07/18 às 08:53

Carrefour investe € 3 milhões em criação sustentável de bezerros para assentados nos vales do Araguaia e Juruena

A expectativa é aumentar a renda dos agricultores por meio de assistência técnica e acesso ao crédito, e garantir a conformidade ambiental em uma abordagem gradual

Época Negócios

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Carrefour investe € 3 milhões em criação sustentável de bezerros para assentados nos vales do Araguaia e Juruena

Foto: Divulgação

O Grupo Carrefour e o Instituto para o Comércio Sustentável (IDH) lançaram nesta terça-feira, 10, em Cuiabá, Mato Grosso, programa de fomento à produção e criação de bezerros de maneira sustentável. Participam do Programa "Produção Sustentável de Bezerros" pequenos produtores de 450 propriedades nas regiões leste e noroeste do Estado, conhecidas como Vale do Juruena e do Vale do Araguaia, respectivamente, que respondem por cerca de 40% da produção de bezerros do Estado.

O programa tem como objetivo a entrega de resultados à estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), lançada pelo Estado de Mato Grosso na Convenção do Clima realizada em Paris, em dezembro de 2015. Até 2020 serão investidos perto de 3 milhões de euros, que deverão ser aplicados no suporte à produção, como linhas de financiamento adequadas, assistência técnica para melhoramento genético e do pasto e apoio à legalização fundiária e ambiental.
 
Em 2016, o Grupo Carrefour lançou sua Plataforma de Pecuária Sustentável. A partir de uma política nacional específica para a compra de carne bovina in natura, a companhia adotou um sistema para monitorar os processos produtivos e práticas socioambientais de todos os seus fornecedores no país.
A expectativa é aumentar a renda dos agricultores por meio de assistência técnica e acesso ao crédito, e garantir a conformidade ambiental em uma abordagem gradual, apoiando o Código Florestal Brasileiro.

Na região dos Vales do Juruena e Araguaia aproximadamente 90% dos fornecedores não dispõem de tecnologia, com baixos índices de evolução da produção e da rentabilidade, o que pode causar um ciclo de perdas, novos desmatamentos e até abandono da atividade. A iniciativa "Produção Sustentável de Bezerros" visa a justamente apoiar esses criadores, mantendo os produtores no campo, como um participante apto para atuar na cadeia pecuária.

A diretora executiva do IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo, disse durante o lançamento que a abordagem é "inovadora para o desenvolvimento sustentável, uma vez que conecta os mercados nacional e internacional para a gestão das áreas de produção de forma sustentada".

A diretora da Fundação Carrefour, Sophie Fourchy, afirmou no evento que o projeto torna viável a inclusão socioeconômica desses pequenos produtores, "proporcionando estrutura completa para o desenvolvimento sustentável, com conhecimento técnico, acesso a financiamento, remuneração justa e legalidade".

Segundo o diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour, Paulo Pianez, um dos principais benefícios da Produção Sustentável de Bezerros é intensificar a produção das fazendas. Ao mesmo tempo, a iniciativa está alinhada ao Plano de Transformação Global, o "Carrefour 2022", anunciado em janeiro pelo grupo. Dentre os principais objetivos da nova estratégia está a liderança da chamada "transição alimentar".
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Orlando Barreto Neto

Gestação saudável & nutrição adequada!

É muito importante para a nova mamãe, ter hábitos alimentares adequados, incluindo em sua alimentação diária nutrientes que contenham todas as vitaminas e sais minerais necessários para uma gravidez...

 
 
 
 
Sitevip Internet