Notícias / Meio Ambiente

10/07/18 às 21:49 / Atualizada: 10/07/18 às 23:09

Nova Nazaré - IBAMA prende três extraindo madeira na terra indígena Xavante Areões

O furto de madeira na terra indígena Xavante Areões, município de Nova Nazaré região do Araguaia, foi constatado por equipe do IBAMA na última semana.

Redação AguaBoaNews com assessoria

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nova Nazaré - IBAMA prende três extraindo madeira na terra indígena Xavante Areões

Ibama flagra extração de madeira na terra indígena Areões

Foto: Assessoria Ibama

Nos dias 04 e 05 de julho agentes do IBAMA promoveram uma incursão na terra indígena e identificaram diversos pontos de extração de madeira esplanadas em muitos ramais, onde se observou a movimentação recente de veículos pesados.

 No primeiro dia, pelo acesso da BR-158, um indivíduo foi preso cortando lascas, segundo ele, para venda a cerâmicas locais e teve motocicleta e motosserra apreendidos.

 Já no segundo dia, a partir do acesso pela cidade de Nova Nazaré, mais dois indivíduos foram flagrados preparando o transporte de madeira e foram conduzidos a delegacia de Água Boa.

 Com estes foram apreendidos motosserras e um trator. O volume de madeira era imensurável e cortado em pranchas, vigas e mourões.

A pena para os crimes varia de 02 a 04 anos e a multa por danificar área especialmente protegidas é de 6.000,00 reais por hectare acometido.

A apreensão dos instrumentos de crime é medida prioritária, cuja destruição pode ser adotada como medida administrativa na impossibilidade de retirada do bem do local da infração.

O acesso a território indígena sem autorização da FUNAI também é crime aplicável.

A ação em terra indígena e coibição de ilícitos em seu interior, é em conjunto a proteção de outras áreas federais, a missão do IBAMA.

Segundo o coordenador do IBAMA, Leandro Nogueira, “é salutar expor que o território indígena é acima de tudo patrimônio nacional e bem de toda a coletividade, onde até mesmo os indígenas estão passíveis de investigação e punições".

A investigação de uso de madeira ilegal em fazendas no entorno e em empreendimentos comerciais recebedores de produto florestal, também estão incluídos nas investigações e os responsáveis serão punidos segundo os rigores da lei.

 
  • Nova Nazaré - IBAMA prende três extraindo madeira na terra indígena Xavante Areões

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet