Notícias / Meio Ambiente

10/07/18 às 21:49 / Atualizada: 10/07/18 às 23:09

Nova Nazaré - IBAMA prende três extraindo madeira na terra indígena Xavante Areões

O furto de madeira na terra indígena Xavante Areões, município de Nova Nazaré região do Araguaia, foi constatado por equipe do IBAMA na última semana.

Redação AguaBoaNews com assessoria

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nova Nazaré - IBAMA prende três extraindo madeira na terra indígena Xavante Areões

Ibama flagra extração de madeira na terra indígena Areões

Foto: Assessoria Ibama

Nos dias 04 e 05 de julho agentes do IBAMA promoveram uma incursão na terra indígena e identificaram diversos pontos de extração de madeira esplanadas em muitos ramais, onde se observou a movimentação recente de veículos pesados.

 No primeiro dia, pelo acesso da BR-158, um indivíduo foi preso cortando lascas, segundo ele, para venda a cerâmicas locais e teve motocicleta e motosserra apreendidos.

 Já no segundo dia, a partir do acesso pela cidade de Nova Nazaré, mais dois indivíduos foram flagrados preparando o transporte de madeira e foram conduzidos a delegacia de Água Boa.

 Com estes foram apreendidos motosserras e um trator. O volume de madeira era imensurável e cortado em pranchas, vigas e mourões.

A pena para os crimes varia de 02 a 04 anos e a multa por danificar área especialmente protegidas é de 6.000,00 reais por hectare acometido.

A apreensão dos instrumentos de crime é medida prioritária, cuja destruição pode ser adotada como medida administrativa na impossibilidade de retirada do bem do local da infração.

O acesso a território indígena sem autorização da FUNAI também é crime aplicável.

A ação em terra indígena e coibição de ilícitos em seu interior, é em conjunto a proteção de outras áreas federais, a missão do IBAMA.

Segundo o coordenador do IBAMA, Leandro Nogueira, “é salutar expor que o território indígena é acima de tudo patrimônio nacional e bem de toda a coletividade, onde até mesmo os indígenas estão passíveis de investigação e punições".

A investigação de uso de madeira ilegal em fazendas no entorno e em empreendimentos comerciais recebedores de produto florestal, também estão incluídos nas investigações e os responsáveis serão punidos segundo os rigores da lei.

 
  • Nova Nazaré - IBAMA prende três extraindo madeira na terra indígena Xavante Areões
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Envelhecimento e saúde integral

A saúde, não no sentido simplesmente de ausência de doença,  mas sim, como enfatiza a Organização Mundial da Saúde, organismo especializado da ONU para esta área,  como “o mais...

 
 
 
 
Sitevip Internet