Notícias / Justiça

19/09/15 às 17:59

Dois dias antes de deixar Paiaguás, Silval deu incentivo para 13 empresas

Empresa de delator ganhou redução de impostos em 24 horas

Rafael Costa

Folha MAX

Imprimir Enviar para um amigo
No centro das investigações da Operação Sodoma da Polícia Civil, o grupo Tractor Parts que agrega as empresas Engrenagem Distribuidora de Peças LTDA e DCP Máquinas e Veículos conseguiu ter o incentivo fiscal aprovado pelo governo do Estado no prazo de 24 horas. O procedimento padrão dura até 90 dias com análise minuciosa de documentos e ainda aprovação do Cedem (Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial).

O benefício do incentivo fiscal foi concedido por meio de um decreto assinado pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB) no dia 29 de dezembro de 2014. Ou seja, 48 horas antes de encerrar o mandato e entregar a faixa de governador ao seu sucessor, Pedro Taques (PSDB).

O que surpreende é que o incentivo fiscal a Tractor Parts ainda teve efeito retroativo a partir de setembro de 2012. O decreto nº 2691/2014 beneficiou ainda outras 12 empresas com incentivos fiscais, cujos nomes são mantidos em sigilo para não prejudicar as investigações.

Conforme a investigação policial, não houve vistoria no grupo Tractor Parts para a concessão do incentivo fiscal , uma das condicionantes exigidas em lei. A suspeita é que até 70 empresas tenham sido beneficiadas ilegalmente. 

Em depoimento prestado a Polícia Civil, o empresário João Batista Rosa, um dos sócios do grupo Tractor Parts, revelou ter pago R$ 2,6 milhões ao ex-secretário de Estado, Pedro Nadaf, para a empresa ser favorecida com incentivos fiscais do Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso). O dinheiro serviu para pagamento de dívidas de campanha do grupo político do ex-governador Silval Barbosa.

Rosa ainda confessou que era extorquido com frequência para evitar que o incentivo fiscal fosse anulado, o que poderia levá-lo a falência. Em decorrência da delação do empresário, a Polícia Civil deflagrou a "Operação Sodoma" que gerou a prisão do ex-governador Silval Barbosa e ainda dos ex-secretários de Fazenda, Marcel Souza Cursi; e Indústria, Comércio, Minas e Energia e também Casa Civil, Pedro Nadaf.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet