Notícias / Água Boa

06/07/18 às 09:31

'Construção da FICO é real e vai mudar o panorama de desenvolvimento da região' diz ex-presidente da Aprosoja-MT

Ezio Garcia, Sintonia News

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
'Construção da FICO é real e vai mudar o panorama de desenvolvimento da região' diz ex-presidente da Aprosoja-MT

Foto: Divulgação

Falando ao site Sintonia News e programa Rezende Notícias na tarde desta quinta feira, 05, o produtor, consultor agrícola e ex-presidente da Aprosoja – Associação dos Produtores  de Soja de Mato Grosso- Endrigo Dalcin, disse que a construção da Ferrovia da Integração do Centro Oeste (FICO) é uma realidade e vai “mudar o panorama de desenvolvimento da região”.
 
Endrigo informou que, como presidente da Aprosoja, cargo que ocupou até dezembro/2017, foi procurado no ano passado pela Secretaria de Planejamentos Estratégicos do Governo Federal, para, através de uma parceria, realizar um estudo para viabilizar a renovação das concessões da Mineradora Vale do Rio Doce e de outras empresas concessionárias de ferrovias,  cujas concessões estavam vencendo, e o País necessitando de investimentos no setor ferroviário.

NOVO MODELO DE INVESTIMENTOS

O estudo foi feito e concebido um modelo de concessão das ferrovias cuja “jóia” ou o valor a ser pago pelo concessionário ao governo federal seja reinvestido na própria ferrovia, gerando mais trilhos construídos.

O estudo se transformou na lei 13.338 de 2017, apontada pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB) em entrevista ao SN (ver matéria no site) como um grande fator de “destravamento” da construção de novos trechos de ferrovias.

“Nosso estudo ganhou a concordância e foi aprovado pelos órgãos de controladoria do Governo Federal -TCU, AGU e Ministério Público Federal; virou lei, virou realidade, e aqora nós vemos o primeiro trecho da FICO ser viabilizado através deste modelo de renovação de concessões” explicou Endrigo.

INICIATIVA PRIVADA

Para ele, o grande fator positivo no processo é que as construções não dependem do governo, não estão nas mãos da burocracia estatal, e sim nas mãos iniciativa privada, que tem pressa em realizar a obra para renovar as concessões.

“O trecho de 383 km da FICO, que passa por Cocalinho, Água Boa, Canarana indo até Lucas do Rio Verde, será construído rapidamente, já está tudo pronto, inclusive as licenças ambientais” adiantou o produtor nova xavantinense.

A entrevista completa com o ex-presidente da Aprosoja-MT Endrigo Dalcin, falando também sobre a situação atual dos produtores ante os reflexos da greve dos caminhoneiros irá ao ar nesta sexta feira, 06, no programa Rezende Notícias, que começa às 12 horas, na Rádio Rezende FM – 90.7- sintonizada em você. Acompanhe!

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo, em 09/07/18 às 15:18

    Real? Isso é real a mais de 20 anos de 4 em 4 anos. Deve ser real igual a promessa que o governador fez da ponte sobre o Rio das mortes. Isso já virou uma piada, que volta sempre em ano eleitoral.

 
 
 
Sitevip Internet