Notícias / Água Boa

03/07/18 às 10:10 / Atualizada: 04/07/18 às 21:05

Governo faz PPP para ferrovia entre Água Boa e Campinorte

Ministros anunciam Ferroanel de São Paulo, que interessa ao transporte de commodities agrícolas mato-grossenses

Eduardo Gomes/boamidia

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo faz PPP para ferrovia entre Água Boa e Campinorte

Um trem para Água Boa no centro geodésico do Brasil

Foto: Assessoria Prefeitura

Trem cargueiro apitando entre Água Boa e Campinorte. Esse é um dos projetos do governo federal, que, no entanto, não anuncia quando o tirará do papel botando-o nos trilhos. Nesta segunda-feira, 2 de julho, três ministros anunciaram um plano de investimento em transporte ferroviário por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) com duas prioridades: a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e o Ferroanel de São Paulo. Esse anúncio deve ser recebido com cautela, porque em outros formatos foi apresentado antes, e 2018 é ano eleitoral.

Os ministros Valter Casimiro (Transportes) e Ronaldo Fonseca (Secretaria-Geral da Presidência) juntamente com o secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Adalberto Vasconcelos, anunciaram que o trecho de 383 quilômetros entre Campinorte (GO) e Água Boa via Cocalinho será construído pela mineradora Vale, ao custo de R$ 4 bilhões. A Vale será compensada com as concessões das ferrovias do Carajás (Pará e Maranhão) e Vitória-Minas (Minas Gerais e Espírito Santo) até 2057 – o contrato em vigor termina em 2027.

Depois de construir a Fico a Vale a devolverá à União, que licitará sua linha ao setor privado, com outorga a ser definida.

O projeto da Fico prevê a construção de 1.600 quilômetros ligando Campinorte a Rondônia via Água Boa e outras cidades mato-grossenses. É praticamente a mesma extensão da ferrovia Rumo ALL que liga Rondonópolis ao porto de Santos, com terminais intermediários.



O restante da Fico, entre Água Boa e Rondônia, com 1.200 quilômetros sequer é discutido pelo governo.

Caso esse trecho ora anunciado seja construído, seus trilhos ligarão o centro geodésico do Brasil (Água Boa) à Ferrovia Norte-Sul, em Campinorte criando-se assim um corredor leste-oeste de escoamento de commodities, que a partir da Norte-Sul avançará rumo a alguns portos do Arco Norte.
Quanto ao Ferroanel, a empresa MRS Logística ganhará a renovação de várias ferrovias em troca de sua obra, com 53 quilômetros. O tráfego ferroviário nesse trajeto é compartilhado pelos trens de carga (inclusive os da Rumo ALL que escoam commodities agrícolas de Mato Grosso) com as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que transportam passageiros na região metropolitana de São Paulo.
 
Conversa antiga
 
Em maio de 2011, o então presidente da estatal Valec (construtora de ferrovias), José Francisco das Neves, o Juquinha, anunciou em Água Boa que o trecho entre aquela cidade e Campinorte seria construído até 2013, mas que estava empenhado para que o mesmo entrasse em operação em 2011. O anúncio, na presença do governador Silval Barbosa, deputado federal Wellington Fagundes, Luiz Antônio Pagot (presidente do Dnit), prefeito Maurício Tonhá e outras autoridades, foi recebido com festa na região.

Transcorridos sete anos e após constrangimento carcerário de Juquinha, trancafiado pela Polícia Federal por sua suposta participação numa organização criminosa que surrupiava os cofres públicos na obra da Ferrovia Norte-Sul. A Fico continua na estaca zero.

Pode ser que de fato o governo esteja em campo tentando sua construção, mas é preciso cautela, em razão do ano eleitoral, em que muitas obras são lançadas ou relançadas.

Ministro Blairo fala sobre a Ferrovia ver vídeo abaixo...

Vídeo Relacionado

comentar2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Maxwell Esdras, em 04/07/18 às 11:53

    Começou a campanha, começa a balela! Já lançaram essa campanha umas 3 vezes. Vamos ver se vão me calar, caso contrário irei fazer o que a gnt sempre faz, chamá-los de mentirosos, corruptos e sem vergonha mesmo! Abraço e fiquem com Deus!

  • por ROBERTO, em 04/07/18 às 07:08

    BALELA POLITICA, ISSO NAO SAI PARA NOSSA GERAÇAO. PODE ATE SER QUE OS NASCIDOS EM 2018 VEJAM ISSO ACONTECER QUANDO ESTIVEREM NOS SEUS 70 ANOS.. UMA PENA QUE ESSA CORJA DE BANDIDOS AINDA USAM A VELHA TATICA E AINDA GANHAM COM ISSO, POIS INFELIZMENTE À QUEM ACREDITE. ..

 
 
 
Sitevip Internet