Notícias / Aventuras

30/06/18 às 07:56

Moto trip: dicas para pilotar com segurança

Viagem pode ser prazerosa mas exige cuidados

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Moto trip: dicas para pilotar com segurança

Foto: Divulgação

Sensação de liberdade e a praticidade são algumas das principais vantagens citadas por quem gosta de viajar constantemente de moto. O passeio é repleto de aventuras e surpresas, a começar pela visão privilegiada que o motociclista tem da paisagem. Mas, para que você curta o processo, é necessário pilotar com segurança. Comprar capacete adequado para a atividade, por exemplo, é essencial, além de verificar outros itens de segurança.

Antes de decidir embarcar nessa aventura, certifique-se de que você já tem uma certa experiência na pilotagem. As estradas são movimentadas e as velocidades são mais altas. Consequentemente, requerem que você já tenha uma certa experiência na atividade.

O que fazer antes de viajar

 Primeiro você deve estudar o destino e a estrada que vai utilizar. Essa medida é essencial para evitar imprevistos, tanto em relação a problemas com o seu tipo de moto como para saber como está a previsão do tempo. Reúna o maior número de informações, como a existência de postos na estrada e as condições de trânsito e de pavimentação.

Atente-se aos equipamentos de proteção. Embora o único exigido por lei seja o capacete, outros itens também são importantes, como calça, luva, jaqueta e bota. O capacete deve ter a viseira limpa e você deve sempre andar com ela fechada. Você encontra esses itens em lojas que vendem acessórios para motociclistas.

 Além desses equipamentos de proteção, você deve fazer uma inspeção prévia na moto para ver se há algum problema. Se observar alguma anormalidade, procure um mecânico para analisar o problema antes de cair na estrada. Se o veículo não for novo nem seminovo, o ideal é levá-lo direto ao especialista. Alguns aspectos, como pneus, nível de óleo do motor e nível de fluido de freios podem ser identificados pelo próprio motociclista.

 No caso da bagagem, a dica é não levar muito peso – consulte o manual da moto para saber o quanto ela suporta. Documentos e pertences pessoais devem ser embalados com sacos plásticos, para evitar de estragarem caso haja perspectiva de chuva. As mochilas podem ser acopladas no bagageiro, ou dentro das próprias malas presentes em algumas motos. Leve um kit de emergência com ferramentas de reparo e itens básicos de socorro.

Cuidados na estrada

Pilote com muita atenção. Se sentir-se cansado ou estiver sob efeito de remédios, a recomendação é esperar os efeitos passarem. Qualquer desatenção pode provocar um acidente. E, obviamente, não beba em hipótese alguma antes de se aventurar na estrada com a sua moto.

Redobre a atenção no volante se estiver chovendo. A água causa o efeito aquaplanagem, quando o pneu perde o contato com o solo por causa da chuva. Se a visibilidade estiver totalmente comprometida, pare em um lugar seguro. Mas atenção: os acostamentos são indicados apenas para situações emergenciais.

 Por fim, seja prudente. Nada de colar na traseira de caminhões ou fazer ultrapassagens perigosas. Tenha consciência e seja um motociclista responsável nas estradas. Com essas dicas, você com certeza vai aproveitar a viagem e diminuir a possibilidade de acidentes tanto com você como com outras pessoas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet