Notícias / Religião

28/06/18 às 14:32 / Atualizada: 28/06/18 às 15:00

Trindade (GO) - Novas gerações mantêm viva a tradição da romaria de carros de boi durante a Festa do Divino Pai Eterno

Entre os romeiros há aqueles que participam pela primeira vez e o os que já fazem o percurso há décadas. Evento deve receber mais de 2,5 milhões de fiéis.

Vitor Santana e Paula Resende, G1 GO

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Trindade (GO) - Novas gerações mantêm viva a tradição da romaria de carros de boi durante a Festa do Divino Pai Eterno

Carreiros de todo o estado desfilam na Romaria dos Carros de Boi na Festa do Divino Pai Eterno

Foto: Vitor Santana/ G1

Novas gerações de goianos mantêm viva a tradição do desfile de carros de boi, realizado nesta quinta-feira (28), durante a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Entre os fiéis há aqueles que participam pela primeira vez e o os que já fazem o percurso há décadas. A Romaria de Carros de Bois é considerada Patrimônio Cultural Brasileiro.
 
O pequeno Arthur Campos Romão Crispim, de apenas 2 anos vinha à frente da comitiva de sua família. Com a vara na mão para guiar os bois, estava sempre próximo aos animais.
 
Essa é a segunda vez que ele enfrenta seis dias de viagem, entre Mairipotaba e Trindade, para participar do desfile. "É bonito ver essas gerações pegando gosto pela tradição", disse o caminhoneiro Antônio Gonçalves dos Santos Neto, de 22 anos, tio de Arthur.
 
Arthur, de 2 anos, acompanha a família no desfile de carros de boi em Trindade (Foto: Vitor Santana/ G1)
Arthur, de 2 anos, acompanha a família no desfile de carros de boi em Trindade (Foto: Vitor Santana/ G1)
 
Ao todo, são cerca de 350 carros de boi desfilando pelo carreiródromo. Os animais são presos ao carro de dois em dois. Alguns carros chegam a ser puxados por 12 bois. Neles, os devotos colocam tudo que é preciso para enfrentar a longa jornada, como roupas, alimentos, imagens santas e o principal item: a fé.
 
Os candieiros vão à frente dos bois e, com uma vara, controlam o andamento dos bois. Ao tocar no chifre dos animais, eles param. Ao chamado do dono, voltam a puxar o carro, que, automaticamente, emite o som característico causado pelo atrito entre o eixo e a roda.
 
Matheus Gomes Alves, de 11 anos, e o irmão Daniel, de 6, também mantêm a tradição viva. "Eu venho desde que minha mãe estava grávida de mim. Há seis anos eu venho guiando o carro. É importante para que as pessoas continuem com o carro de boi, fazendo essa Romaria do Divino Pai Eterno", diz o menino.
 
Matheus e o irmão guiavam carro de boi na Romaria de Trindade (Foto: Vitor Santana/G1)
Matheus e o irmão guiavam carro de boi na Romaria de Trindade (Foto: Vitor Santana/G1)
 
Dione José de Andrade, de 44 anos, mora em Itapirapuã e enfrenta 14 dias de estrada há 20 anos. Antes, ele fazia o percurso de 200 km a cavalo, mas há cinco anos começou a ir para Trindade com o carro de boi. Ele conduz um, e o pai, de 70 anos, outro. Ao longo do caminho, eles contam com o apoio da família.
 
"Minha neta, que está com a gente no carro, estava na UTI desenganada com uma infecção no estômago. Coloquei o nome dela para o Divino Pai Eterno e ela ficou boa. E hoje ela será a princesa dos carreiros", comemora.
 
Ele conta que achou que não conseguiria ir este ano. "Em dezembro eu sofri um acidente de moto e quebrei a perna. Mas com fé no Divino Pai Eterno, consegui me recuperar e hoje estar aqui agradecendo", relatou.
 
Avô conta que criança estava na UTI e se recuperou após promessa para o Divino Pai Eterno, em Goiás (Foto: Vitor Santana/ G1)
Avô conta que criança estava na UTI e se recuperou após promessa para o Divino Pai Eterno, em Goiás (Foto: Vitor Santana/ G1)
 
O carreiro Batista Franco, de 39 anos, também participa da romaria há 20 anos. Morando em Linda Vista, a cerca de 80 km de Trindade, ele passa cinco dias na estrada.
 
"Essa tradição eu aprendi com meu pai e venho mantendo isso vivo. Enquanto eu puder, não deixo acabar", disse.
 
Para manter a tradição, Batista ensinou o estudante João Henrique Camargo, de 15 anos, a participar da romaria. Pela primeira vez, ele participa como candieiro, aquele que guia o carro de boi. "Aprendi tudo com ele e gosto muito. É emocionante ir guiando. E já tenho uma relação com os animais, eles vão pegando confiança", afirma.
 
João Henrique guia carro de boi durante a Romaria de Trindade (Foto: Vitor Santana/G1)
João Henrique guia carro de boi durante a Romaria de Trindade (Foto: Vitor Santana/G1)
 
 
Devotos desfilam no Carreiródromo de Trindade (Foto: Vitor Santana/G1)
Devotos desfilam no Carreiródromo de Trindade (Foto: Vitor Santana/G1)
 
Fiéis de todo o país
 
A Festa do Divino Pai Eterno, considerada a 2º maior do país no âmbito católico, começou no último dia 22. A expectativa é receber cerca de 2,5 milhões de devotos, mais de 20 vezes o total da população de Trindade.

Eles chegam de praticamente todas as regiões do país para reforçar a fé e agradecer pelas graças alcançadas.

 
O principal acesso à Trindade por Goiânia é a GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros. O trajeto de 18 km é feito a pé por milhares de fiéis, que caminham como forma de agradecimento por graças alcançadas.
 
Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, atrai milhares de fiéis (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, atrai milhares de fiéis (Foto: Sílvio Túlio/G1)
 
Ao longo da via, 166 barracas foram instaladas para comerciantes. Os pontos foram sorteados pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).
 
Exatamente na metade do trajeto, no KM 9,5, está localizado o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), administrado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A tenda ocupa um espaço de quase 2 mil metros e oferece lanches, bebidas quentes e frias, água e banheiros gratuitos para os romeiros.
 
Para atender aos fiéis, a Prefeitura de Trindade contratou 1 mil funcionários temporários, além de 200 voluntários, que vão atuar em áreas como limpeza, iluminação e acolhimento dos romeiros. Além disso, 300 banheiros químicos foram espalhados pela cidade.
 
Milhares de fiéis vão a pé para Trindade  (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Milhares de fiéis vão a pé para Trindade (Foto: Sílvio Túlio/G1)
 
História
 
A tradição começou por volta de 1840, quando um casal encontrou um medalhão com a estampa da Santíssima Trindade. A partir daquele momento, passaram a dedicar sua vida ao Divino Pai Eterno. Eles rezavam diante do medalhão, acreditando que era um sinal divino.
 
Com o tempo, vizinhos se juntaram ao casal nas orações e vários milagres foram acontecendo aos moradores da região. Com a notícia se espalhando, as pessoas da comunidade se uniram para construir uma capela para continuar e aumenta o louvor ao Divino Pai Eterno.
 
Atualmente, a Romaria do Divino Pai Eterno é considerada a maior festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet