Notícias / Cidades

26/06/18 às 16:14

Cuiabá - Semana do Cavalo movimenta a economia da capital em sua 6ª edição

Stephanie Romero

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá - Semana do Cavalo movimenta a economia da capital em sua 6ª edição

Foto: Assessoria

Em sua 6ª edição, a Semana do Cavalo gera uma movimentação econômica injetando mais de R$ 5 milhões de reais na economia local e gerando mais de 500 empregos.

Idealizada pelos irmãos Marcus e Caê Póvoas, o objetivo do evento é fomentar o mercado equestre, qualificando a mão de obra e fortalecendo a cultura regional.

Realizada de 25 de maio a 02 de junho no haras Twin Brothers em Cuiabá, a Semana do Cavalo contou com a presença de 40 mil pessoas que passaram pelo evento, também houve a participação de 500 competidores de todo o Brasil em diversas modalidades de provas e 600 cavalos. Além de toda as competições, a edição contou também com quatro leilões.

Marcus Póvoas, um dos idealizadores da Semana do Cavalo, diz que a principal causa do sucesso do evento se dá pelo apoio da lei 5798/2014, criada pelo ex-vereador Faissal Calil (PV) em 2014, onde inclui a Semana do Cavalo na agenda cultural de capital.

“Essa lei elaborada pelo Faissal foi de fundamental importância nesse fortalecimento da equinocultura aqui no estado, pois foi através dela, que o evento conseguiu alcançar patamares e ser conhecido nacionalmente”, diz.

Marcus também afirma que a lei fortaleceu laços sociais de extrema importância, como a equoterapia, e a geração de empregos e renda, que movimenta agricultura e a pecuária de Mato Grosso.

O haras Twin Brothers, tem um convênio de equoterapia com a Prefeitura de Cuiabá, com a finalidade de tratar crianças com deficiência mental e motora.

Para Faissal Calil, a inclusão desse evento na agenda cultural do munícipio foi de total importância para o crescimento da economia da capital, gerando empregos diretos e indiretos.

“Os donos do haras me procuraram quando eu ainda era vereador para ajudá-los na realização da Semana do Cavalo. O objetivo era divulgar o trabalho realizado e também promover o leilão de cavalo, tornando Cuiabá o centro das atenções em nível estadual no que tange a comercialização destes animais”, afirma.

Calil também explicou que ao incluir o evento no calendário, voltou os holofotes para a capital, trazendo criadores do estado inteiro para comercializarem durante o evento.

“Aí está a importância da inclusão no calendário, pois faça chuva ou faça sol, os criadores sabem que no final de maio acontecerá a Semana do Cavalo em Cuiabá, tendo o tempo suficiente para se prepararem, e também, para expor e vender seus produtos”, finaliza.

As atrações ficaram por conta dos leilões, clínica de laço, clínica de três tambores, palestras sobre coleta e inseminação em equinos, nutrição, primeiros socorros em equinos, além de provas técnicas de laço, provas de laço em duplas e três tambores, galeria de garanhões, espaço kids, praça de alimentação e confraternização todas as noites, incluindo show nacional com Felipe Araújo e Jads e Jadson.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Welyda Cristina de Carvalho

Ampliação da produção já depende de ferrovias

Todo ano, empresários do setor, produtores e governos têm dificuldade de criar condições para transportar grãos Uma nova safra recorde de milho e algodão começou a ser colhida e deve avançar...

 
 
 
 
Sitevip Internet