Notícias / Meio Ambiente

22/06/18 às 15:47

Canarana - População debate mitigação de incêndios florestais

Semana de Preparação e Prevenção para Incêndio Florestal (SP2IF) termina nesta sexta-feira (22)

Sema

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana - População debate mitigação de incêndios florestais

Foto: CEGF

A população de Canarana (a 837 Km de Cuiabá) participa da Semana de Preparação e Prevenção para Incêndio Florestal (SP2IF), que coloca em debate as ações integradas desenvolvidas pela junção do poder público, privado e a sociedade civil organizada. O evento foi realizado pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT) e poder público local.

O secretário executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, coronel bombeiro militar Paulo André da Silva Barroso, abriu os trabalhos ministrando uma palestra com o tema: O Papel do Estado e da Sociedade na Mitigação dos Incêndios Florestais. A programação termina nesta sexta-feira (22.06), com várias palestras como o monitoramento dos incêndios florestais, campanhas preventivas em zona rural e assentamentos, procedimento operacional padrão de prevenção e colheita de milho, formação de brigadas e entrega de certificados aos novos brigadistas, ministradas por equipes do CBMMT.

O evento foi projetado com objetivo de criar resiliência aos incêndios florestais, uma das principais causas de desastres em Mato Grosso. As políticas públicas discutidas durante o evento buscam diminuir os danos e prejuízos causados pelos incêndios florestais no estado de Mato Grosso.

Comitê do Fogo

Comitê Estadual de Gestão do Fogo promove ações de prevenção, monitoramento e controle das queimadas e dos incêndios florestais, visando reduzir a incidência desses eventos em Mato Grosso. O grupo é presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a secretaria executiva é de responsabilidade do Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT), por meio do Batalhão Especial de Emergências Ambientais (BEA).

Integram o grupo as secretarias de Cidades (Secid), Ciência e Tecnologia (Secitec), Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Educação (Seduc), Saúde (SES), Segurança Pública (Sesp), Infraestrutura (Sinfra) e Gabinete de Comunicação (GCOM). Casa Militar, Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) também participam das ações. O convite para integrar a força-tarefa para combate a incêndios se estende à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Fundação Nacional do Índio (Funai).
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

Vinho chileno com sabor de rebeldia

Já fui melhor nisso. Uns dez anos atrás, eu era um apreciador de vinhos. Na época, isso era uma espécie de moda, e, de todos os vinhos, o que eu menos apreciava era o chileno. Talvez em razão do meu paladar mais...

 
 
 
 
Sitevip Internet