Notícias / Meio Ambiente

22/06/18 às 15:47

Canarana - População debate mitigação de incêndios florestais

Semana de Preparação e Prevenção para Incêndio Florestal (SP2IF) termina nesta sexta-feira (22)

Canarana - População debate mitigação de incêndios florestais

Foto: CEGF

A população de Canarana (a 837 Km de Cuiabá) participa da Semana de Preparação e Prevenção para Incêndio Florestal (SP2IF), que coloca em debate as ações integradas desenvolvidas pela junção do poder público, privado e a sociedade civil organizada. O evento foi realizado pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT) e poder público local.

O secretário executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, coronel bombeiro militar Paulo André da Silva Barroso, abriu os trabalhos ministrando uma palestra com o tema: O Papel do Estado e da Sociedade na Mitigação dos Incêndios Florestais. A programação termina nesta sexta-feira (22.06), com várias palestras como o monitoramento dos incêndios florestais, campanhas preventivas em zona rural e assentamentos, procedimento operacional padrão de prevenção e colheita de milho, formação de brigadas e entrega de certificados aos novos brigadistas, ministradas por equipes do CBMMT.

O evento foi projetado com objetivo de criar resiliência aos incêndios florestais, uma das principais causas de desastres em Mato Grosso. As políticas públicas discutidas durante o evento buscam diminuir os danos e prejuízos causados pelos incêndios florestais no estado de Mato Grosso.

Comitê do Fogo

Comitê Estadual de Gestão do Fogo promove ações de prevenção, monitoramento e controle das queimadas e dos incêndios florestais, visando reduzir a incidência desses eventos em Mato Grosso. O grupo é presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a secretaria executiva é de responsabilidade do Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT), por meio do Batalhão Especial de Emergências Ambientais (BEA).

Integram o grupo as secretarias de Cidades (Secid), Ciência e Tecnologia (Secitec), Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Educação (Seduc), Saúde (SES), Segurança Pública (Sesp), Infraestrutura (Sinfra) e Gabinete de Comunicação (GCOM). Casa Militar, Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) também participam das ações. O convite para integrar a força-tarefa para combate a incêndios se estende à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Fundação Nacional do Índio (Funai).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet