Notícias / Justiça

18/09/15 às 07:36

MAIS BOMBA: Ex-secretário estaria negociando delação premiada

Kamila Arruda

Diário de Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
MAIS BOMBA: Ex-secretário estaria negociando delação premiada

Ex-secretário Marcel Cursi sendo conduzido à Delegacia Fazendária

Foto: Otmar de Oliveira

Preso preventivamente acusado de envolvimento em um esquema de concessão irregular de incentivos fiscais, o ex-secretário de Fazenda Marcel de Souza Cursi estaria analisando a possibilidade de firmar um termo de delação premiada com a Delegacia Fazendária.

A defesa do ex-gestor, promovida pelo advogado Hélio Nishiyama, já estaria em fase de negociação. A informação, entretanto, não foi confirmada pelo jurista.

Cusi é classificado como um dos “mentores intelectuais” do esquema. A classificação é feita pela juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane de Arruda, que foi responsável por decretar a prisão preventiva dele, do ex-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf e do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

Conforme a magistrada, o ex-secretário tirou vantagem do fato de possuir vasta experiência na área tributária, uma vez que é servidor de carreira da Secretaria de Fazenda.

“Na época dos fatos, ocupava o cargo de secretário adjunto da Receita Pública e, posteriormente, secretário de Estado da Fazenda. Portanto, tinha conhecimentos técnicos e, ainda, poder para, utilizando de suas atribuições junto à Sefaz/MT, criar obstáculos ao exercício da atividade empresarial” desatacou a juíza.

Na decisão, Selma ainda afirma que Cursi foi quem atraiu o empresário João Batista Rosa, do grupo Tractor Parts, para o esquema. O empresário firmou termo de delação premiada com a Delegacia Fazendária.

Investigações conduzidas pela Polícia Civil ainda dão conta que o ex-secretário em conluio com Nadaf continuaram com a prática criminosa, mesmo após o termino do mandato de Silval.

Em sua delação, Batista afirma que o ex-chefe da Casa Civil o procurou em maio deste ano solicitando dinheiro para o pagamento de advogados, que atuaria em sua defesa e na defesa das empresas grupo Tractor Parts junto à CPI da Renúncia Fiscal, instaurada no âmbito da Assembleia Legislativa.

Na oportunidade, o empresário teria repassado R$ 30 mil para o ex-secretário. Apesar disso, Nadaf teria voltado a procurar Batista exigindo a quantia de R$ 15 mil. O montante seria repassado a Cursi.

Ambos estão presos desde a última terça-feira (15) no Centro de Custódia de Cuiabá. O ex-governador está foragido, mas a sua defesa já impetrou com um pedido de habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça na tentativa de cassar a decisão que decretou a sua prisão preventiva.

A defesa dos ex-secretários, entretanto, ainda não ajuizou nenhuma medida para garantir a liberdade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet