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21/06/18 às 14:53

Polêmicas impulsionam vendas da grife Balenciaga

Débora Ramos

AguaBoaNews

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Polêmicas impulsionam vendas da grife Balenciaga

Foto: Divulgação

Se, antes, o estilo das marcas de luxo era a alta costura, peças refinadas e extremamente elegantes, agora a moda é funcional e confortável. Grifes como a Balenciaga investem em peças do cotidiano e do estilo streetwear. Os adoradores das marcas de luxo se estapeiam para comprar itens exclusivos e de alto valor, mesmo que ele seja um calçado simples. O importante é que ele é assinado por uma determinada grife, fato este aproveitado pela companhia.

 No desfile de primavera-verão de 2018, ocorrido no ano passado, a Balenciaga lançou um crocs feminino com salto de 10 cm. Em fevereiro deste ano, antes mesmo de chegar às lojas, o calçado já tinha esgotado em poucas horas. O valor do item era de cerca de R$ 2.700.

 Recentemente, a grife francesa entrou em outra polêmica. O motivo foi o lançamento de uma camiseta simples, que parece ter uma camisa xadrez colada na frente. A peça foi colocada à venda por 935 libras (R$ 4,6 mil). Nas redes sociais, muitos ridicularizaram a marca, dizendo até que a grife estava promovendo um experimento social com os consumidores. Para quem deseja ter a camiseta, é necessário encomendar pela internet, já que ainda não está disponível nas lojas da Balenciaga.

Tudo parece vir do estilista Demna Gvasalia, que comanda as coleções da grife. O que ele faz é recriar alguma peça que não tem a menor conexão com o mundo do luxo. É o caso do Triple S da Balenciaga, que tem uma estética pesada e até mesmo antiquada. Apesar do design datado - relembra os anos 80 e 90 -, tem gerado uma comoção em torno dos millennials que curtem sneakers. De acordo com o CEO da companhia, François-Henri Pinault, a marca vai faturar mais de US$ 1 bilhão neste ano por causa do tênis.

O estilista é considerado transgressor na moda, porque transforma itens comuns em peças luxuosas. Outra criação do profissional foi a bolsa de feira, vendida por 99 centavos de dólar pela Ikea em um item de luxo no valor de US$ 2 mil. O motivo: o material de couro, o tamanho e o fato de ser uma versão limitada, o que agrega ainda mais valor ao item.

 Engana-se quem pensa que as polêmicas são negativas para a grife. Pelo contrário: são um enorme combustível. De acordo com a plataforma de pesquisa global Lyst, a Balenciaga se tornou a marca mais rentável do mundo, superando a Gucci e a Vetements. A busca por peças da Balenciaga aumentou 103%, com 220% mais produtos “em estoque”.

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