Notícias / Negócios

18/06/18 às 20:12 / Atualizada: 18/06/18 às 20:36

Vale a pena fazer um empréstimo para abrir uma empresa?

Saiba se essa opção é saudável para as finanças

Daiana Barasa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Vale a pena fazer um empréstimo para abrir uma empresa?

Empréstimo para abrir um negócio

Foto: Shutterstock.com

Tirar os planos de abrir uma empresa do papel é o sonho de muitos brasileiros, principalmente com a crise econômica e financeira que vem assolando o País e afetando diretamente as empresas.

A queda nas vendas de grandes empresas gera prejuízos e demissões e a situação é pior ainda entre os pequenos empresários que temem até mesmo pelo fim dos seus negócios. Porém, fundar uma nova empresa requer, além de todo um planejamento organizacional, um suporte financeiro que, na prática, poucos empreendedores possuem. Nessa hora, será que vale a pena pegar um empréstimo para começar o próprio negócio?
 
Desde que o empreendedor faça um planejamento financeiro minucioso para que as parcelas sejam incluídas no orçamento da empresa, a resposta é sim. Afinal, muito além do CNPJ, começar um negócio demanda cuidados como aluguel do espaço, salário de funcionários e fornecedores, criação de um projeto de marketing, e principalmente capital de giro e fluxo de caixa, indispensáveis para a saúde financeira de qualquer empresa. Para honrar todas essas despesas junto com a parcela do empréstimo com garantia de veículo, planejamento é a palavra-chave.
 
Além do investimento, uma boa gestão também é essencial para explorar o mundo do empreendedorismo. A capacitação do executivo e de seus sócios com foco nas possíveis falhas e escalabilidade do negócio faz toda a diferença para o sucesso da nova empresa, e as mentorias podem ser uma boa opção para expandir os horizontes dos empreendedores, aumentando sua capacidade de adaptação e abrindo novos caminhos estratégicos e financeiros. Com uma visão macro sobre os objetivos, falhas e possibilidades do novo negócio, fica mais fácil escolher o melhor tipo de empréstimo, evitando que a decisão seja precipitada ou impensada.
 
Empréstimos para começar um negócio

Assim como as empresas, os tipos de empréstimo variam muito e cabe ao empreendedor encontrar aquele que mais se encaixe com as suas possibilidades. Entretanto, há espécies que são mais recomendadas do que as outras para o momento de abertura de uma empresa, como os empréstimos com garantia de veículo, por exemplo.
 
Confira as diferenças entre cada tipo de empréstimo para entender melhor suas particularidades:
 
Empréstimo pessoal

O próprio nome já diz que a modalidade é destinada à pessoa física e não jurídica. Geralmente, é solicitada a um banco, agência financeira ou a uma fintech, mediante avaliação completa da documentação fornecida pelo solicitante - como todos os estilos de empréstimos - e a contratação é realizada mediante assinatura de um contrato. Costuma ser ágil e bastante acessível, mas suas taxas de juros podem ser bem altas e o prazo para pagamento, menor do que os demais.
 
Empréstimo consignado:
 
Com limite máximo para pagamento mensal de 30% do valor do salário do solicitante, tem taxas de juros inferiores às do empréstimo pessoal. Sua principal vantagem é o desconto em folha, o que contribui para valores menores dos juros devido à garantia de recebimento - mas a empregabilidade exigida já descarta esse empréstimo para os empreendedores.
 
Empréstimo com garantia de veículo:
 
Por exigir pouca burocracia, é um dos mais populares e permite a aprovação do crédito em horas. É destinado à pessoa física e utiliza como garantia o carro do credor, seja de passeio, leve, pesado ou comercial, alienando o veículo ao banco sem afetar a liberdade de uso durante o pagamento do empréstimo.. Por fornecer até 70% do valor do carro para ser usado como o contratante quiser, é uma boa opção para quem deseja abrir um negócio, pois ao alienar um bem, viabiliza taxas de juros menores (a partir de 1,89% ao mês) e prazos de pagamento amigáveis, entre 12 e 60 meses. É essencial que o veículo esteja quitado e sua aprovação está sujeita à análise da instituição financeira.
 
Empréstimo com garantia de imóvel:
 
Assim como o empréstimo com garantia de veículo, essa modalidade usa o imóvel como garantia do pagamento e, em troca, empresta o valor necessário com taxas muito inferiores às praticadas pelo mercado. Após a comprovação de renda e aprovação da instituição bancária, é possível obter até 60% do valor do imóvel com prazo de pagamento entre 60 e 240 meses. Os empréstimos com garantia de imóvel não exigem que a propriedade esteja quitada - é possível que o banco quite e libere o valor restante mediante análise de crédito e avaliação do imóvel, que continua livre para ser usado ou alugado.
 
Dicas para abrir uma empresa com saúde financeira
 
Antes de correr para o crédito, algumas medidas devem ser analisadas. Uma alternativa mais positiva é se planejar para investir e já ter o capital necessário para a abertura e funcionamento da empresa nos dois primeiros anos, o que aumenta suas chances de sucesso. Assim, o valor obtido com o empréstimo com garantia de imóvel, por exemplo, pode ser investido enquanto os preparativos para o lançamento da marca são colocados em prática.
 
Começar o negócio de forma simples e com os menores custos possíveis é o mais indicado, já que muitos erros são cometidos no início. Se os valores investidos são muito altos, os erros saem mais caros, por isso, reserve o dinheiro para as próximas etapas do negócio, que virão quando ele já estiver deslanchando. Lembre-se que, se optou por um empréstimo para abrir a empresa, ela já começará com uma despesa a mais, que é a parcela.
 
Assim, o risco de fazer um empréstimo com garantia só deve ser assumido se o empreendedor estiver ciente de que suas vendas e faturamento deverão ser ainda maiores, com o devido planejamento para sua concretização. Com metas claras de vendas e um gerenciamento eficaz do dinheiro da empresa, o empréstimo para começar um negócio se torna ainda mais viável e aumenta as chances de sucesso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet