Notícias / Notícias Gerais

18/06/18 às 17:07

Vantagens e desvantagens de aderir à tarifa branca da ANEEL

Forma de cobrança se baseia em períodos específicos do dia

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Vantagens e desvantagens de aderir à tarifa branca da ANEEL

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) instituiu a tarifa branca em janeiro de 2018. A forma de cobrança é variável conforme o dia da semana e horário, o que significa dizer que em alguns momentos a energia será mais barata. Ela entrou em vigor para domicílios com uma média de consumo mensal superior a 500 quilowatt/hora (kWh), o que representa 5% do total ou 4,5 milhões de unidades. O plano, no entanto, é expandir o programa.

Nessa nova fórmula de cálculo, a energia fica mais barata nos horários de baixo consumo e mais cara nos horários de pico para quem utiliza aparelhos como aspirador de pó, ar-condicionado, chuveiro elétrico, entre outros. 

 Dessa forma, a vantagem para o consumidor é ter uma conta de luz mais barata no final do mês. O valor estipulado deve ser definido por cada uma das 69 concessionárias de energia elétrica. Para aderir, o indivíduo deve comunicar a concessionária, que tem um prazo de 30 dias para mudar o medidor de energia.

A energia elétrica nesse sistema varia conforme três horários, chamados de postos tarifários. O “fora de ponta” compreende meio da manhã, tarde, madrugada, horários em que a demanda é menor e, por isso, o valor será mais barato; o “intermediário” é o período de demanda média uma hora antes e uma hora depois do horário de pico e com um valor mais elevado; e, por fim, “ponta”, que compreende o horário de pico, período no qual o preço será o mais elevado de todos.

Os clientes que se encaixarem no perfil fora de ponta pagam mais barato na conta de luz com a tarifa branca. O preço para quem usa mais aparelhos eletrônicos no horário de pico, no entanto, é bem maior. Um levantamento realizado pelo jornal O Globo afirma que os clientes da Light, no Rio de Janeiro, pagariam o triplo do valor no horário de pico com esse sistema tarifário, por exemplo.
 
Dicas para decidir sobre a tarifa branca
 
Antes de tomar uma decisão sobre a mudança da tarifa, é importante você entender o seu perfil de consumo e das pessoas que moram com você. No site da ANEEL, é possível fazer simulações para saber qual modelo é o mais adequado para cada tipo de consumidor. Você também precisa verificar com a concessionária a faixa de horário mais barata.

Sabendo quanto é cobrado por cada posto tarifário, é hora de organizar o uso dos aparelhos que consomem energia em casa. Ferro de passar roupa, ar-condicionado e máquina de lavar são alguns dos equipamentos que gastam muita energia. Se forem utilizados no horário de pico na tarifa branca, a conta será alta no final do mês.

 Se você mora com mais pessoas, observe se os horários de banho e de uso dos eletroeletrônicos é muito diferente – caso seja, essa pode não ser a melhor opção de tarifa. Se, por outro lado, os familiares ficam boa parte do tempo fora de casa e só chegam fora do horário de pico, a tarifa branca pode ser uma boa alternativa.

O diretor da Solsist, Luciano Vinti, ainda indica que os consumidores façam uma auditoria energética. Esse procedimento permite que o indivíduo crie meios de automatizar o funcionamento de alguns equipamentos atrelando a geração de energia solar com armazenamento e, dessa forma, aumentando a eficiência e reduzindo os gastos com a conta de luz.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Paciência. 'Um Espírito Amigo'

                 Em meio essa pandemia, está acontecendo situações das mais diversas. Desde famílias que passaram a ter harmonia entre si, o ar...

 
 
 
 
Sitevip Internet