Notícias / Notícias Gerais

17/09/15 às 17:00 / Atualizada: 17/09/15 às 17:08

Terra Indígena Pimentel Barbosa: Aldeia Wederã promove vivência intercultural e recebe os primeiros visitantes em dezembro

Isabela Mercuri

Olhar Direto

Imprimir Enviar para um amigo
Terra Indígena Pimentel Barbosa: Aldeia Wederã promove vivência intercultural e recebe os primeiros visitantes em dezembro

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Dez pessoas passarão cinco dias na Aldeia Wederã no mês de dezembro de 2015, em uma vivência intercultural programada pelo povo xavante. Entre os dias sete e onze de dezembro, a Terra Indígena Pimentel Barbosa (Canarana/MT) receberá os visitantes.

Durante este período, o visitante terá uma programação que envolve atividades manuais, participação em danças e atividades rituais, além de bate papo com anciãos e o desfrute da região da Serra do Roncador.

A programação e o nome Vivência ‘Unhã, estão envoltos da espiritualidade Xavante. De acordo com o consultor responsável pelo trabalho em campo, Luís Alberto Pereira, durante o mês de agosto os cerca de 50 moradores da aldeia receberam a capacitação da equipe de Consultoria do Projeto Territórioss Criativos Indígenas (MINC/ UFMT-NEC) para decidir as atividades. Neste período, o que deveria ser feito e o nome do projeto surgiram no sonho de um ancião.

De acordo com o sonho, lideranças e mestres antigos, explicaram que deveriam fortalecer o diálogo com os Wazaru (não indígena), compartilhando conhecimentos, alertando sobre o uso sustentável do meio ambiente e do planeta, e, consequentemente, que cada um pudesse analisar sua própria vida.

Além desse aspecto, a vivência é uma alternativa econômica criativa que os Xavante encontraram sem precisar buscar trabalhos externos e dessa forma, preservar a dinâmica interna regida pela cultura tradicional. Toda a população fala o idioma Xavante como primeira língua, o que já faz o visitante perceber que existe outro Brasil dentro do Brasil que estamos acostumados a viver.

Além da visita de dezembro, as vivências acontecerão em média duas vezes ao ano, respeitando o desejo da comunidade de manter seu padrão de vida, e, diante disso, todos os recursos coletados serão utilizados de forma compartilhada, atendendo às necessidades coletivas dos moradores da aldeia.

Os pacotes da vivência chegam ao valor de R$ 4 mil reais, e podem ser pagos em parcelas através do sistema paypal ou negociados diretamente com o grupo que gerenciará as visitas. Neste pacote o visitante terá direito ao translado da cidade de Canarana até a aldeia, refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, jantar), acomodações, redes para dormir e o material utilizado nas atividades rituais e para confecção.

As informações estão na página do facebook Vivência Unhã, e em breve no site do Projeto Territórios Criativos indígenas. No mês de setembro, Caimi Waiasse estará em Cuiabá durante a Semana dos Museus e poderá falar mais sobre as atividades, onde estará projetando e debatendo seu filme Oió- A Luta dos Meninos.

Contatos para mais informações:

Caimi : 66-9643-9607
Cipassé: 66-9673-5317
Leandro: 66-9957-9408
Severiá: 65-9233-0124

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet