Notícias / Justiça

15/06/18 às 13:07 / Atualizada: 15/06/18 às 13:12

Aragarças (GO) - Transexual ganha na Justiça direito de se aposentar por ter Aids

Segundo o magistrado, laudo médico atesta que Gabriela possui 'incapacidade total e permanente' de trabalhar. Ela receberá um salário mínimo por mês.

Paula Resende, G1 GO

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Aragarças (GO) - Transexual ganha na Justiça direito de se aposentar por ter Aids

Gabriela ganha o direito de se aposentar por invalidez por ter Aids

Foto: Aline Caetano/ TJ-GO

Uma transexual de 30 anos ganhou o direito de se aposentar por invalidez por ter Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Moradora de Aragarças, na região sudoeste de Goiás, Gabriela, como gosta de ser chamada, afirma que não tem condições fisiológicas de trabalhar.
 
O juiz Joviano Carneiro Neto acatou o pedido dela, na terça-feira (12), durante uma audiência do Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário. A decisão foi embasada, entre outros pontos, em um laudo médico, que apontou a evolução do vírus, causando a queda no sistema imunológico.
 
"O laudo atestou incapacidade total e permanente. Quando o médico emite este parecer, significa que a pessoa não tem condição de se recuperar, nem se passar por reabilitação", explicou o juiz ao G1.
 
Gabriela afirmou ao magistrado que descobriu há oito anos que era soropositiva. Ela mora com a mãe e precisa ajudar a pagar as contas de casa. A partir de agora, com a aposentadoria, a transexual passa a receber um salário mínimo por mês, que atualmente equivale a R$ 954.
 
Gabriela ganha o direito de se aposentar por invalidez por ser portadora do vírus HIV, em Aragarças, Goiás (Foto: Aline Caetano/ TJ-GO)
Gabriela ganha o direito de se aposentar por invalidez por ser portadora do vírus HIV, em Aragarças, Goiás (Foto: Aline Caetano/ TJ-GO)
 
Aids
 
A Aids é a manifestação do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV). Assim, só aparecem sintomas quando ele não é controlado. A queda no sistema imunológico deixa o portador da síndrome vulnerável a doenças.
 
A principal forma de transmissão do HIV é o sexo sem preservativo. No entanto, o vírus também pode ser repassado por meio do compartilhamento de seringas ou uso de materiais cortantes não esterilizados.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet