Notícias / Meio Ambiente

11/06/18 às 09:13 / Atualizada: 11/06/18 às 09:25

Canarana - Pescadores são autuados em 10 mil reais por pesca irregular em terra indígena

Foram apreendidos 110 quilos de pescado

Leandro Nogueira da Silva / Ibama de Barra do Garças

Araguaia Notícia

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana - Pescadores são autuados em 10 mil reais por pesca irregular em terra indígena

Foto: Ibama

Durante trabalhos de fiscalização, descendo pelo rio Xingu no domingo (8/6), uma equipe do Ibama se deparou com uma embarcação saindo da aldeia da Pedra, na porção sul do Parque Nacional do Xingu, município de Canarana. O barco continha petrechos de pesca, dois turistas, o cacique Guga Kalapalo e o piloteiro. Os mesmos foram conduzidos para uma praia do outro lado do rio e questionados sobre a existência de documentação necessária para a prática. Apesar de afirmar deter anuência da FUNAI, este documento não foi apresentado, caracterizando a prática de crime ambiental de pesca em áreas protegidas.

Durante a entrevista, o indígena que atende por A. K, atravessou o rio para tirar satisfações com a equipe. Determinou que não havia nada de errado, que a equipe deveria parar de lavrar os termos e seguir para o interior da aldeia com eles. Os agentes decidiram ficar no mesmo local e terminar a qualificação dos envolvidos na prática criminosa. Cada pescador irregular foi autuado em 10.000,00 reais e, à pousada responsável pelo agenciamento dos turistas e dos veículos utilizados, compete a aplicação de multa de 100.000,00 reais.

Na mesma ação, uma familia de Ribeirão Cascalheira foi constatada pescando na Fazenda Pontal, interior da TI Pequizal do Naruvôtu, e também foi autuada, tendo seus petrechos de pesca apreendidos. Já fora da área protegida, turistas de Franca-SP e Serrana-SP, e funcionários da empresa Vale Verde de Canarãna foram autuados por uso de rede e por pescar peixes fora de medida, respectivamente. Ao todo foram apreendidos na ação deste fim de semana 03 barcos, 03 motores de popa, 01 freezer, 01 gerador de energia, 08 redes, 110kg de peixe e diversas varas.

Foto: Ibama/Barra do Garças

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pescador, em 11/06/18 às 20:11

    Parabéns para a fiscalização. Eles também poderiam vir no rio das mortes, pra pegar os matadores de pirararas, e também um pessoal que pesca com os índios, e matam tudo que pegam.

 
 
 
Sitevip Internet