Notícias / Saúde

10/06/18 às 11:01 / Atualizada: 10/06/18 às 11:17

Nova Veneza (GO) - Após perder dois filhos, ex-vendedora se inspira em Ana Maria Braga, vira chef de cozinha e supera depressão

Vânia Ferreira, 50, teve duas gestações malsucedidas e 'parou' a vida, mas se reergueu pela cozinha. Fã de apresentadora, ela coordena preparo de massas do Festival Gastronômico de Nova Veneza.

Sílvio Túlio, G1 GO

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nova Veneza (GO) - Após perder dois filhos, ex-vendedora se inspira em Ana Maria Braga, vira chef de cozinha e supera depressão

Fã de Ana Maria Braga, Vânia superou a depressão com ajuda da gastronomia

Foto: Divulgação

Uma mulher de 50 anos encontrou na gastronomia um meio de superar a depressão causada por duas gestações malsucedidas. Ex-vendedora de uma loja de biscoitos em Goiânia, Vânia Maria Alves Ferreira perdeu um filho logo após o parto e, quatro anos depois, sofreu um aborto espontâneo. A vida havia "parado", como ela própria diz.
 
Mas, com muita força de vontade, ela se reencontrou na cozinha e se tornou uma chef requisitada e fã incondicional da apresentadora Ana Maria Braga, que, indiretamente, a ajudou a recomeçar.
 
Vânia coordena, há nove anos, a cozinha do Festival Gastronômico de Nova Veneza, Região Metropolitana de Goiânia, que ocorre até o próximo domingo (10). Neste ano, ela lidera 200 pessoas envolvidas no evento.
 
Mas nem sempre foi assim. Casada, ela morava em Goiânia quando, em 1992, engravidou. O que era para ser uma notícia extremamente feliz, ganhou traços de preocupação.
 
"Era uma gestação de risco. Tinha um enjoo muito forte e o médico disse que eu tinha que parar de trabalhar para descansar. Então, meu marido e eu decidimos nos mudarmos para Nova Veneza, onde minha família já vivia", disse ao G1.
 
Depressão
 
Ela seguiu as ordens, mas horas depois do parto, o bebê acabou morrendo. Foi quando ela entrou em um grave quadro de depressão, que a fez passar a maior parte do tempo em casa.
 
"Fiquei praticamente três anos parada, sem vontade de sair ou de fazer amigos. Me refugiei", lembra.
Em 1996, quando ela já estava mais animada, conseguiu engravidar novamente, mas teve uma nova decepção: no terceiro mês, sofreu um aborto espontâneo.
 
Cozinheiras preparam delícias para o Festival Italiano de Nova Veneza, em Goiás
Cozinheiras preparam delícias para o Festival Italiano de Nova Veneza, em Goiás
 
Fator Ana Maria Braga
 
A depressão permaneceu. Mas uma atividade cotidiana - dentre as poucas que praticava - a ajudou a se reerguer. Foi pela televisão, assistindo ao programa "Mais Você", com a apresentadora Ana Maria Braga, que ela despertou a paixão pela comida.
 
"Um dia estava assistindo ao programa e ela ensinou a fazer uma salada de macarrão penne. Resolvi fazer em casa e todo mundo gostou. A partir dali, o foco mudou completamente. Deu uma guinada na minha vida", lembra.
 
Vânia começou a trabalhar, no mesmo ano, em um restaurante da cidade. Anos depois, abriu sua própria empresa no ramo da gastronomia. Ela realiza eventos por todo o estado, como o Festival Gastronômico de Nova Veneza.
 
Se no trabalho ela agora se sente realizada, na vida pessoa ela ainda nutre um sonho: conhecer Ana Maria Braga.
 
"Ela é uma rainha, uma pessoa culta, inteligente, de uma classe A, mas que fala para qualquer outra classe. A gente se sente bem assistindo ela", elogia.
 
Vânia prepara diversos tipos de massas para o Festival Gastronômico de Nova Veneza (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
Vânia prepara diversos tipos de massas para o Festival Gastronômico de Nova Veneza (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Ver o video da reportagem AQUI

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet