Notícias / Meio Ambiente

05/06/18 às 19:25

Incra/MT - Sistema de barragens é finalista em prêmio de sustentabilidade

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Incra/MT - Sistema de barragens é finalista em prêmio de sustentabilidade

Foto: Assessoria

Um projeto desenvolvido pelo Incra em Mato Grosso foi classificado para a 7ª edição do Prêmio Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na categoria Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais.

O projeto envolve sete assentamentos da região de Cáceres (Alto Pantanal), onde vivem 360 famílias assentadas pelo Incra. Elas sofreram durante 20 anos com a falta de água, devido à região não apresentar um solo favorável e os rios encontrarem-se muito distantes das áreas de reforma agrária.
O idealizador, engenheiro agrônomo Samir Curi, já conhecia soluções sustentáveis que eram aplicadas em outras regiões do Brasil e então propôs a execução de alguns projetos-pilotos para avaliar sua viabilidade naquela região.

A partir disso, foram implantadas cisternas para consumo humano, lago de múltiplo uso, barraginhas, recuperação parcial de açudes, piscicultura com água de chuva, consórcio de pequi com pastagens e biofossa (saneamento rural). Para esse ano está nos planos a implantação do projeto de adoção de nascentes.

Resultados

Para Curi, os resultados podem ser considerados "extraordinários". "A água da chuva captada para consumo humano foi avaliada pela Universidade Federal de Mato Grosso como adequada, desde que filtrada e clorada. A água de chuva captada para uso em atividades produtivas é de boa qualidade e sai a custo zero", diz.

Curi afirma ainda que as barraginhas instaladas nessas áreas prolongam a umidade no solo na microbacia, aumentando o nível de água no lençol freático e abastecendo os poços dos assentamentos. Observa também que houve redução no êxodo dessas comunidades, bem como o aumento da renda familiar. "Nas escolas onde estas tecnologias foram implantadas houve melhoria nutricional com o cultivo de hortaliças".

O projeto recebeu recursos das Justiça Estadual e Federal, através do Juizado Volante Ambiental, que destinou recursos de multas ambientais para sua execução. Além disso, contou com diversas outras parcerias, como Embrapa, UFMT e Consórcio Nascentes do Pantanal.

A premiação ocorre no dia 23 de agosto em Brasília, no auditório da Imprensa Nacional. O Fórum A3P inicia pela manhã e depois haverá a apresentação dos 12 premiados.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet