Notícias / Meio Ambiente

04/06/18 às 12:07

Sindmat oferece Avaliação Veicular Ambiental gratuita a transportadoras

Empresas associadas à entidade podem agendar as inspeções para avaliação da fumaça emitida pelos motores dos caminhões com vistas a reduzir o nível de poluição do meio ambiente

Sandra Carvalho

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sindmat oferece Avaliação Veicular Ambiental gratuita a transportadoras

Foto: Divulgação

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso (Sindmat) oferece, gratuitamente, Avaliação Veicular Ambiental para veículos das empresas associadas à entidade. Se aprovado na inspeção, o veículo recebe o selo verde e o certificado da aferição com validade em todo território nacional.
 
Trata-se do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, criado há 11 anos por uma ação conjunta da Confederação Nacional do Transporte - CNT, do Serviço Social do Transporte - SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SENAT.
 
No momento em que o mundo busca alternativas sustentáveis de crescimento, o transporte, atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil, assume sua responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente.
 
Para aprimorar sua atuação ambiental e também cuidar da saúde dos seus trabalhadores e familiares, o setor transportador conta com o auxílio do Despoluir, explica o presidente do Sindmat, Eleus Amorim.
 
A inspeção, explica o técnico Marcos Costa, é realizada com o uso de um opacímetro, equipamento que analisa a fumaça emitida pelos motores dos caminhões, e podem ser agendadas gratuitamente, bastando o associado entrar em contato com o sindicato pelos telefones (65) 3027-6638 / (65) 3027-4496 / (65) 3027-5823. Se reprovado, o transportador é notificado a tomar as providências cabíveis. Se reprovado, o transportador é notificado a tomar as providências cabíveis.
 
“O controle de emissão de poluentes pode gerar economia porque reduz o consumo de óleo diesel, que compõe até 50% do custo do transporte”, explica Marcos Costa.
 
O Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.
 
Nesse processo, o trabalhador do setor é a peça fundamental, tornando-se um disseminador de boas práticas socioambientais. Com o Programa, a CNT, o SEST e o SENAT e o Sindmat estimulam e defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.
 
Uma das ações do Despoluir de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental. Com o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, essa linha de ação já atendeu cerca de 44 mil transportadores e realizou mais de 2,2 milhões de avaliações veiculares.
 
Além de contribuírem para o desenvolvimento sustentável, as atividades do Despoluir também colaboram para a redução de custos de empresas, caminhoneiros autônomos e taxistas, com a adoção de procedimentos mais limpos.
 
Com o Despoluir, os transportadores assumem seu papel na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado.
 
Dia Mundial
 
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
 
Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
 
Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.
  • Sindmat oferece Avaliação Veicular Ambiental gratuita a transportadoras
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

As mulheres da minha vida

Thomires era o nome da minha avó paterna.  Descendente de franceses, tinha a pele muito alva e os olhos azuis claros, que lembravam o mar. O louro esbranquiçado do seu cabelo remetia-me aos das minhas bonecas. Adorava admirar o...

 
 
 
 
Sitevip Internet