Notícias / Saúde

25/05/18 às 08:25

Como identificar a apneia do sono?

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Será que roncar durante o sono significa algo? Pois saiba mais da metade da população do Brasil ronca, conforme dados do Instituto do Sono da Universidade de São Paulo - USP, e o ruído emitido ao dormir pode ser o principal sintoma da apneia do sono, doença que afeta aproximadamente 30% dos brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.

Identificando a apneia do sono

A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS). Esse é um distúrbio causado pela obstrução das vias respiratórias durante o sono, o que culmina em uma diminuição do fluxo de ar e até mesmo sua total interrupção.

Por ser o sintoma mais comum da doença, o ronco precisa ser observado e analisado. Se, durante o sono, o roncador sofre interrupções na respiração, há grandes chances da apneia estar presente. Se o ronco estiver relacionado à apneia, o paciente tende a sentir bastante sono durante o dia, cansaço contínuo, irritabilidade e dores de cabeça.

Durante os episódios de apneia do sono - que pode ser leve, moderada ou grave - o paciente tem a respiração interrompida em diversos momentos, e emite sons como se estivesse engasgando. A interrupção pode durar vários segundos, o que afeta a oxigenação do sangue, e pode causar disfunções graves a médio e longo prazo.

O diagnóstico é feito por meio de exames específicos, como a polissonografia, que avalia a atividade do corpo durante o sono. O tratamento varia conforme o quadro clínico individual, e pode ir desde alterações na rotina do paciente, com a exclusão de álcool e tabaco e a prática de exercícios físicos, até a correção feita por meio da cirurgia ortognática, que trata das alterações na face que possam influenciar na apneia - o que muitos chamam de cirurgia de apneia do sono.

Na presença de ronco constante e dos sintomas descritos acima, como sonolência excessiva, é preciso buscar ajuda médica. Busque um otorrinolaringologista ou um cirurgião buco maxilo facial, que ajudarão a definir o quadro e a encontrar o melhor tratamento para cada caso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet