Notícias / Barra do Garças

23/05/18 às 16:40 / Atualizada: 28/05/18 às 14:50

Adiado para quarta-feira o evento do Cinesolarzinho em Barra do Garças (atualizada: evento foi adiado devido a greve)

Projeto de cinema itinerante, com patrocínio da Águas de Barra do Garças, que leva em uma van movida a energia solar a magia do cinema às crianças e famílias, que aconteceria dia 29 de maio, foi adiado para o dia seguinte, devido à paralisação dos ca

Redação Água Boa News

com assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
Adiado para quarta-feira o evento do  Cinesolarzinho em Barra do Garças (atualizada: evento foi adiado devido a greve)

Foto: Murilo Durães

Atualizada em 28.05 - Infelizmente o evento em Barra do Garças foi adiado mais uma vez, agora para data indeterminada. Devido aos problemas de transporte, com toda a situação pela qual o país está passando.

O já conhecido projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil que exibe filmes a partir da energia solar, promovendo arte e sustentabilidade em diversas regiões do País, ganha uma nova vertente. No dia 30 de maio, quarta-feira, Barra do Garças, em Mato Grosso, recebe a primeira temporada do Cinesolarzinho que, como o próprio nome sugere, é uma versão voltada exclusivamente para o público infantil, com programação exclusiva de curtas metragens para crianças e toda a família. As sessões são gratuitas e abertas ao público. (O evento estava inicialmente marcado para a terça-feira, dia 29 de maio, mas foi adiado devido à paralisação dos caminhoneiros em todo o País.)

A iniciativa é lançada pela Brazucah Produções, com patrocínio da Águas de Barra do Garças, empresa do grupo Aegea, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O objetivo é levar a diversas cidades do País eventos instigantes das séries de cinema ao ar livre, democratizando o acesso às produções audiovisuais e promovendo ações sustentáveis através do projeto. As sessões contam com a participação de um apresentador, que fará a mediação entre os filmes e o público.    
  
Equipado com placas solares e um sistema conversor de energia, um veículo viaja por várias regiões para realizar sessões gratuitas de cinema. O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo, há assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas, além de sistema de projeção. Quando chegam às cidades tudo é retirado do veículo e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões “carentes”, como comunidades, aldeias indígenas e até mesmo cidades que não têm energia elétrica. Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar realizou cerca de 500 sessões com a exibição de mais de 30 longas-metragens e 100 curtas metragens com a temática socioambiental em 260 cidades do Brasil. Este ano tem início um novo e instigante projeto: o Cinesolarzinho.

Durante o evento, acontece também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável que apresenta as curiosidades e características que envolvem o projeto, passando informações sobre os princípios básicos da energia solar, a exemplo de como ela se transforma em energia elétrica. Além disso, são mostrados produtos com viés sustentável e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Em Barra do Garças, as sessões de curtas acontecem às 18h e às 19h30, cada uma com cerca de uma hora de duração, na Escola Municipal Don Delice Farias dos Santos, à rua Cristóvão de Jesus, s/n, na Vila São José. Na cidade, acontecerá também, das 14h às 17h, na Escola Municipal Don Delice Farias dos Santos, a Oficina de Cinema (Oficinema Solar), onde, além de participarem de uma introdução ao mundo audiovisual, as crianças produzirão um curta-metragem, que será exibido à noite, junto com os outros curtas da programação.

Após a cidade de Barra do Garças, o projeto visitará Campo Verde (dia 1º de junho, sexta-feira, 1ª sessão às 18h e 2ª sessão às 19h30; e Oficinema Solar das 14h às 17h), Jangada (dia 2 de junho, sábado, 1ª sessão às 18h e 2ª sessão às 19h30), Nortelândia (dia 5 de junho, terça-feira, 1ª sessão às 18h e 2ª sessão às 19h30; e Oficinema Solar das 14h às 17h), São José do Rio Claro (dia 6 de junho, quarta-feira, 1ª sessão às 18h e 2ª sessão às 19h30), Santa Carmem (7 de junho, quinta-feira, 1ª sessão às 19h e 2ª sessão às 20h30), União do Sul (dia 8 de junho, sexta-feira, 1ª sessão às 19h e 2ª sessão às 20h30; e Oficinema Solar das 14h às 17h), Marcelândia (9 de junho, sábado, 1ª sessão às 18h e 2ª sessão às 19h30), Cláudia (10 de junho, domingo, 1ª sessão às 19h e 2ª sessão às 20h30), Matupá (12 de junho, terça-feira, 1ª sessão às 19h e 2ª sessão às 20h30) e Carlinda (13 de junho, quarta-feira, 1ª sessão às 19h e 2ª sessão às 20h30).

Segundo Cynthia Alario, idealizadora do projeto e diretora da Brazucah Produções, o objetivo do Cinesolar e, agora, do Cinesolarzinho, é democratizar o acesso às produções audiovisuais e promover ações sustentáveis. “Muitos destes municípios não contam com cinema e diversos espectadores tiveram a primeira experiência com a sétima arte através do Cinesolar, o que deve acontecer ainda mais no Cinesolarzinho”, diz Cynthia. “O novo projeto atende principalmente às crianças do nosso País. Pensar o futuro do Brasil é pensar em ações que impactem o imaginário infantil e que que possam dialogar também com os adultos que estarão nessas atividades com seus, filhos, sobrinhos e netos”, acrescenta.

“O principal objetivo da concessionária é fomentar e incentivar projetos que despertem a imaginação do público, criando espaços com variedades culturais e possibilitando acesso e informação à comunidade de vários bairros. A concessionária, além de promover saúde e bem-estar, visa ajudar na formação cultural da população local de onde estamos inseridos”, destaca Letícia Sant’Ana, coordenadora de Projetos Sociais da Águas de Barra do Garças.

 O Cinesolarzinho é uma realização da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta com o patrocínio da Aegea, da Águas de Barra do Garças e das seguintes empresas e entidades: Surya Brasil, Academia Ecofit, GIZ, Instituto Ideal, Fundação Holandesa Doen, Solar World Cinema e Ecooar (por isso, todas as sessões têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo).  Tem ainda o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio Institucional da Mercedes Benz.
 
Sobre a Brazucah
A Brazucah é uma produtora cultural e uma agência de comunicação que tem como objetivo a formação de público para o cinema brasileiro. Desde 2002 no mercado, a Brazucah desenvolve projetos culturais com foco no cinema nacional e sua democratização, em parceria com organizações, empresas e marcas.  Em seus projetos Cinesolar, Cine Autorama e CineB, em conjunto, a Brazucah realizou mais de 1.500 eventos para um público superior a 200 mil espectadores.
 
Sobre a Aegea Saneamento
A Aegea é uma das maiores empresas de saneamento do segmento privado no país. Está presente em 48 cidades em dez estados brasileiros, sendo eles Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo e Piauí. Criada em 2010, com 23% do mercado privado de saneamento básico do Brasil, atende a mais de 5,4 milhões de pessoas no país. A companhia atua no gerenciamento de ativos de saneamento por meio de concessões plenas ou parciais e parcerias público-privadas (PPPs), como administradora de concessões públicas em todo processo do ciclo integral da água – abastecimento, coleta e tratamento de esgoto.

 
Programação do Cinesolarzinho em Barra do Garçaso Grosso
Data: 30 de maio, terça-feira
Horários: 18h e 19h30
Local das sessões: Escola Municipal Don Delice Farias dos Santos, à rua Cristóvão de Jesus, s/n, na Vila São José 
Valor: a entrada é franca e aberta a todos (com exceção da Oficina de Cinema, que é fechada para estudantes da região).
Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h 
Local da Oficina de Cinema: Escola Municipal Don Delice Farias dos Santos, à rua Cristóvão de Jesus, s/n, na Vila São José 
Patrocínio: Águas de Barra do Garças    
  • Adiado para quarta-feira o evento do  Cinesolarzinho em Barra do Garças (atualizada: evento foi adiado devido a greve)
  • Adiado para quarta-feira o evento do  Cinesolarzinho em Barra do Garças (atualizada: evento foi adiado devido a greve)
  • Adiado para quarta-feira o evento do  Cinesolarzinho em Barra do Garças (atualizada: evento foi adiado devido a greve)
  • Adiado para quarta-feira o evento do  Cinesolarzinho em Barra do Garças (atualizada: evento foi adiado devido a greve)
  • Adiado para quarta-feira o evento do  Cinesolarzinho em Barra do Garças (atualizada: evento foi adiado devido a greve)
  • Adiado para quarta-feira o evento do  Cinesolarzinho em Barra do Garças (atualizada: evento foi adiado devido a greve)
  • Adiado para quarta-feira o evento do  Cinesolarzinho em Barra do Garças (atualizada: evento foi adiado devido a greve)
  • Adiado para quarta-feira o evento do  Cinesolarzinho em Barra do Garças (atualizada: evento foi adiado devido a greve)
  • Adiado para quarta-feira o evento do  Cinesolarzinho em Barra do Garças (atualizada: evento foi adiado devido a greve)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet