Notícias / Agronegócios

22/05/18 às 23:23

5 Dicas para fazer um bom negócio em um leilão de gado bovino

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
5 Dicas para fazer um bom negócio em um leilão de gado bovino

Foto: Shutterstock.com

Como fazer bons negócios em um leilão de gado bovino? A compra de gado de corte ou de leite em leilão costuma render ótimos resultados, pois é ali que vendedores e compradores buscam as melhores negociações. Mas como acertar na compra? Reunimos abaixo algumas dicas que podem ajudar o criador. Confira!

1) Qual tipo de gado você busca?
Quais as necessidades do produtor? Essa é a primeira pergunta para definir se a aquisição será de gado de corte ou gado de leite (ou ambos), e para focar nos animais que mais se encaixam nas possibilidades de cada produtor - tanto financeiras quanto de espaço.

2) Condições do animal
É preciso verificar as condições de saúde do animal, evitando assim a compra de gado com problemas. Preste atenção no caminhar do animal, e caso esteja mancando ou bambeando pode haver algo de errado. No gado de leite, observe também o úbere: ele deve estar para frente e estar o mais firme possível durante o caminhar, sem balançar excessivamente para os lados. A pelagem deve ser brilhante, sem falhas ou embaraços.

3) Escolha raças que são tendências no mercado
O gado da raça Nelore é o mais conhecido no país, e é uma grande referência em gado de corte por sua resistência e ganho de peso. Outro que vale o investimento é o Brahman, que tem alta produtividade e precocidade, e conta com fêmeas excelentes para a pecuária de leite.

4) O que considerar ao comprar gado de corte?
Machos inteiros ou castrados? Bezerros ou novilhas? A escolha depende de diversos fatores, como análise do pasto - há espaço para engorda ou os animais serão revendidos? Para quem possui uma área grande e busca retorno a médio prazo, a dica é optar pela criação de bezerros, por exemplo.

5) Qual o porte ideal do gado de corte?

O porte físico ideal para compra de gado de corte também depende do objetivo do criador. Por exemplo: um gado longe do abate para revenda pode ser rentável em semiconfinamento, bastando que seja bem nutrido para alcançar o peso. Já o caso de investir em aluguel para mantê-lo talvez não seja uma boa opção. Observe o lombo, comprimento e mamas na compra do gado para matriz.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

As mulheres da minha vida

Thomires era o nome da minha avó paterna.  Descendente de franceses, tinha a pele muito alva e os olhos azuis claros, que lembravam o mar. O louro esbranquiçado do seu cabelo remetia-me aos das minhas bonecas. Adorava admirar o...

 
 
 
 
Sitevip Internet